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Apple é a marca mais valiosa do mundo em 2014. Confira o ranking

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publicado em 19/10/2014 às 14h13

 A Apple foi considerada a marca mais valiosa do mundo pelo segundo ano consecutivo, avaliada em 118,863 bilhões de dólares. Na sequência, ficaram Google (107,439 bilhões de dólares) e Coca-Cola (81,563 bilhões de dólares). As informações são do levantamento Best Global Brands 2014 realizado pela consultoria de gestão de marcas (branding) Interbrand. O estudo leva em consideração o desempenho financeiro dos produtos ou serviços da marca, o papel que desempenha ao influenciar a escolha do consumidor e força para comandar preços, gerar lealdade ou garantir os lucros da companhia.

O Best Global Brands mostra que o Facebook foi a marca com maior crescimento no mundo em 2014. O valor da marca saltou 86% entre 2013 e 2014, para 14,349 bilhões de dólares, influenciado pela ampliação das operações móveis com a aquisição do WhatsApp e pelo lucro de 1,4 bilhão de dólares no segundo trimestre. Também tiveram fortes valorizações as marcas Audi (27%), Amazon (25%), Volkswagen (23%) e Nissan (23%). Já as marcas DHL, Land Rover, FedEx, Huawei e Hugo Boss apareceram pela primeira vez no levantamento.

Entre os destaques deste ano está o setor de tecnologia, com treze empresas entre as marcas mais valiosas do mundo como Microsoft (quinto lugar), Samsung (sétimo lugar) e Intel (décimo segundo lugar). “O setor de tecnologia é a categoria mais valiosa no Best Global Brands 2014. Marcas que têm um legado e já foram líderes buscam evoluir para acompanhar as mudanças do mercado”, informa em comunicado a Interbrand.

Brasil – As empresas brasileiras ficaram de fora do levantamento. A Interbrand explica que as marcas nacionais possuem valor financeiro, mas não possuem presença global. Mesmo assim, a expectativa é de que as marcas nacionais apareçam entre as cem mais valiosas do mundo nos próximos anos. “Cada vez mais as marcas líderes no Brasil estão buscando um posicionamento global. Movimentos significativos estão sendo feitos no sentido de buscar novos mercados e seus direcionamentos estratégicos estão, mais do que nunca, conectados com as necessidades dos consumidores em todo o mundo, tornando a presença de uma marca brasileira entre as Best Global Brands uma questão de tempo”, afirma a diretora executiva da Interbrand Brasil, Daniella Giavina-Bianchi.

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