João Pessoa, 21 de outubro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
MOBILIDADE

Semob anuncia mudanças de circulação em vias a partir da quinta-feira

Comentários: 0
publicado em 21/10/2014 às 11h18

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) vai modificar o trânsito em vias do bairro de Tambauzinho a partir desta quinta-feira (23) para dar mais fluidez ao tráfego e segurança aos pedestres e condutores.

As vias no entorno do Espaço Cultural José Lins do Rego passarão por modificações na circulação. As Ruas Abdias Gomes de Almeida e Governador José Gomes da Silva, em Tambauzinho, formarão um binário, com duas faixas de rolamento cada. A Rua Abdias Gomes de Almeida (frente do Espaço Cultural) permanece sentido único em direção ao Centro, enquanto a Rua Governador José Gomes da Silva (por trás do Espaço Cultural), que hoje tem sentido duplo, passará a ter sentido único de circulação em direção à praia.

A medida vai melhorar a fluidez no trânsito daquela área, reduzindo filas no cruzamento com a Rua Wandick Pinto Filgueiras e estimulando o tráfego por esse conjunto de ruas. O objetivo é oferecer uma melhor alternativa para quem se dirige aos bairros de Miramar, Tambauzinho, Castelo Branco e bairros da orla -, sem necessidade de trafegar pelos corredores viários principais Epitácio Pessoa e Beira Rio.

“A Semob vem executando diversas modificações na circulação do trânsito na cidade com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana. Nem sempre é necessário alargar avenidas. Mudanças na circulação são bastante eficientes em muitos casos, melhorando o dia a dia da população”, enfatizou o superintendente Roberto Pinto.

Lateral do viaduto sobre a BR 230

A Semob também anuncia que nesta data um trecho da Rua Deputado Jader Medeiros (lateral do banco Bradesco na Epitácio Pessoa) terá seu sentido de circulação invertido. O objetivo da mudança é desafogar a Rua Maria Caetano Fernandes de Lima (lateral do Shopping Moriah), onde os condutores que desejem ir em direção à praia possam utilizar a Rua Manoel Paulino Júnior e em seguida acessar a Epitácio Pessoa pela rua Deputado Jader Medeiros, quando o semáforo existente prioritariamente para pedestres esteja fechado para os veículos.

Sinalização

Essa alteração vai oferecer mais uma alternativa para os condutores, pois o tráfego será dividido, gerando assim mais fluidez nos horários de pico, onde registram lentidão.

A Avenida Maranhão, no Bairro dos Estados, e Rua Esperidião Rosas, Expedicionários, também passarão por modificações. A partir de uma complementação no asfalto rente ao meio fio, será possível dividir a via para comportar três faixas de rolamento, ao invés das duas existentes atualmente, sempre no último quarteirão. A medida visa aumentar em 50% a quantidade veículos que passam pelo cruzamento a cada vez que o semáforo fica verde.

Além dessas ruas, outras receberão tratamentos similares, ajustando o tempo dos semáforos, garantindo mais fluidez e comodidade à população.

Binário do Bairro dos Estados

Na próxima semana, a Semob também estará dando início as mudanças de circulação no binário do Bairro dos Estados, formado pelas Avenidas Rio Grande do Sul e São Paulo (com outras vias coletoras que também fazem parte do sistema viário).

“Mediante as diretrizes do prefeito Luciano Cartaxo para otimizar nossa mobilidade urbana, oferecendo novas rotas e acessos ao tráfego, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realizou esta importante obra de pavimentação e sinalização no entorno do binário, através da ação conjunta da Secretaria de Infraestrutura e a Semob. O prefeito Luciano Cartaxo tem determinado aos seus auxiliares o foco nas obras estruturantes, mas também a execução de médias e pequenas intervenções que facilitam o dia a dia da cidade. A partir desse conjunto de medidas é que estamos melhorando a mobilidade em toda a cidade”, ressaltou Roberto Pinto.

Novas intervenções

Ainda estão em andamento outras modificações no trânsito nos bairros Bancários, Cidade Universitária, Água Fria, José Américo, Geisel, Grotão, entre outros. Até o final deste ano, várias modificações devem ocorrer no trânsito da cidade, dando sequência ao planejamento de modificações que buscam melhorar a mobilidade urbana em toda a cidade, do Valentina ao Bessa, do Alto do Mateus ao Portal do Sol.

Assessoria

Leia Também