João Pessoa, 19 de agosto de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Administrador, pós-graduado em Planejamento Operativo, já atuou na administração pública federal, estadual e municipal. Ocupou por três mandatos o cargo de presidente do CRA-PB e de diretor do Conselho Federal de Administração. Diretor Institucional do SINTUR-JP de 1993 a 2016. Consultor em Administração, presentemente exerce as funções de vice-presidente da APCA (Academia Paraibana de Ciência da Administração). Contato: diretorexecutivoaetc@yahoo.com.br

A magia do circo no Dia das Crianças

Comentários:
publicado em 10/10/2011 às 00h23
A- A+

Vai ser depois de amanhã, quarta-feira, 12 de outubro, o Dia das Crianças. Convém esclarecer, porém, que não se trata, nesta data, de uma comemoração mundial. O 12 de outubro, que coincide com o Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, é, no território brasileiro, oficialmente consagrado, de igual modo, como o Dia das Crianças.

Mas, para a ONU – Organização das Nações Unidas – essa comemoração dá-se em 20 de novembro por coincidir com a data da Declaração Mundial dos Direitos das Crianças, assinada em 1959. Entretanto, cada país tem sua própria data comemorativa e estas informações fui buscá-las depois que passara um 20 de novembro na Espanha (mais precisamente em Madrid) e lá notara que estava sendo comemorado o Dia das Crianças, vez que aquele país adotara a mesma data considerada pela ONU, o 20 de novembro.

Há que se dizer, entretanto, que o Dia das Crianças tem de ser todos os dias! Como devem ser o Dia das Mães, o Dia dos Pais… Todos, no entanto, entendemos o simbolismo da comemoração dessas datas, conscientes de que é em cada uma delas que mais focamos e mais refletimos quanto à importância da respectiva reverência!

Como a homenagem, desta feita, aqui no Brasil, 12 de outubro, é para as crianças, reporto-me à magia do circo na preparação e consolidação da pureza dessa gente que vai ser a responsável pelo mundo do amanhã. E também lembro as comemorações antecipadas, que normalmente se realizam em escolas, centros sociais, instituições as mais variadas, como as acontecidas no sábado passado, dia 8, nas empresas de transporte coletivo urbano de João Pessoa.

Isto mesmo! As empresas de transporte coletivo desta cidade têm um importante trabalho de responsabilidade social, que boa parte da população ainda desconhece. E sábado passado, tomando por exemplo as empresas Transnacional e Reunidas, em suas respectivas garagens instalaram-se verdadeiros circos, delas retirando-se os veículos e dando-se espaços para brinquedos e brincadeiras, desde os pulas-pulas até aos touros mecânicos “indomáveis”, tudo coordenado por super-alegres palhaços, inclusive os de pernas de paus, reunindo cerca de 500 crianças!

Marcante, também, nesse Dia das Crianças antecipado, foi a manifestação que me fez um dos convidados especiais, profissional de nossa imprensa: “Mário, as crianças aqui participantes não são só as dos operadores. Vejo que da festa efetivamente participam também as crianças das famílias dos diretores!”.
Claro! As crianças não se discriminam!
 

Leia Também