João Pessoa, 24 de outubro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NO TRE

Sorteio das urnas da votação paralela será às 10 horas deste sábado na PB

Comentários: 0
publicado em 24/10/2014 às 08h59

A Comissão de Votação Paralela realizará às 10 horas deste sábado (25), o sorteio das seções eleitorais que terão suas urnas auditadas durante a votação paralela do segundo turno das eleições deste ano.

Estudantes da Academia de Comércio Epitácio Pessoa, Colégio Colibri Athenas e Colégio Meta participarão da cerimônia contribuindo para a demonstração de confiabilidade das urnas eletrônicas.

O sorteio será feito na sala de treinamento do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba com a presença de representantes das coligações que disputam o pleito, do Ministério Público Eleitoral e do coordenador da Comissão, juiz José Guedes Cavalcanti Neto.

Após o sorteio, os estudantes preencherão cédulas de papel como se estivessem votando nos candidatos reais da eleição deste ano.

Em seguida os votos serão depositados em uma urna de lona, que será lacrada e ficará sob segurança policial até o domingo, quando as cédulas são retiradas e os votos anunciados e digitados na urna eletrônica numa cerimônia pública com a fiscalização de autoridades, representantes de partidos, advogados, e a sociedade de modo geral.

No final, os resultados são comparados com os dos votos em cédulas de papel para comprovar a segurança do equipamento.

A votação paralela é uma auditoria de verificação do funcionamento das urnas eletrônicas para mostrar a confiabilidade do mecanismo de votação adotado nas eleições brasileiras.

MaisPB com assessoria

Leia Também