João Pessoa, 24 de outubro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
PROPAGANDA POLÍTICA

PRE/PB representa contra coligações para inibir sujeira nas ruas no 2º turno

Comentários: 0
publicado em 24/10/2014 às 10h48

A Procuradoria Regional Eleitoral na Paraíba (PRE/PB) ajuizou representação, com pedido de liminar, contra as coligações ‘A Força do Trabalho’ e ‘A Vontade do Povo’ para que não distribuam, pelas vias públicas de todos os municípios da Paraíba, material de campanha como panfletos, santinhos e equiparados, em razão da votação do segundo turno das eleições de 2014, que será no próximo domingo, 26 de outubro.

No dia 5 de outubro, durante o primeiro turno das eleições de 2014, vários municípios paraibanos amanheceram com as ruas tomadas por material de campanha de candidatos. Nas representações, o Ministério Público pede que seja fixada multa de R$ 10 mil para ponto em que for constatada a existência do material nas vias públicas, a ser aplicada em dobro caso o local esteja na mesma quadra de lugar de votação.

Pede-se, também, que as coligações promovam, até o final do dia da votação, a limpeza dos pontos em que for constatada a referida situação, sob pena de nova multa nos mesmos valores. Conforme o procurador regional eleitoral Rodolfo Alves Silva, a “situação está longe de ser inédita e foi objeto de diversas notícias veiculadas na imprensa, como consta no procedimento extrajudicial instaurado pela PRE, sem contar as notórias reclamações por parte dos paraibanos sobre a questão. Como se trata de prática habitual, tudo indica que se repetirá por ocasião do segundo turno, causando novamente grande transtorno para todo o Estado”.

Para a PRE/PB, a conduta de deixar a propaganda espalhada pelas ruas visa, via transversa, burla a legislação eleitoral, mais especificadamente o artigo 39, parágrafo 5º, inciso II, da Lei n.º 9.504/97 (Lei Geral das Eleições), na medida em que se equipara à propaganda de boca de urna.

A conduta ilícita “causa uma série de transtornos às cidades, gerando gastos públicos adicionais para que possa haver a posterior limpeza, prejudicando o sistema de drenagem de águas pluviais e gerando o risco de acidentes pessoais e, inclusive, de entupimento da rede de esgoto, caso venha a cair nos bueiros”, ressalta o Ministério Público.

Representação ‘A Força do Trabalho’ nº 1922-55.2014.6.15.0000
Representação ‘A Vontade do Povo’ nº 1923-50.2014.6.15.0000

MaisPB com assessoria

Leia Também