João Pessoa, 26 de outubro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NORMALIDADE

TSE diz que não há problemas com biometria no segundo turno

Comentários: 0
publicado em 26/10/2014 às 16h23

O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro João Otávio de Noronha, afirmou neste domingo (26) que não há registro de problemas com a votação biométrica no país. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, 452 urnas biométricas foram substituídas no país até o balanço das 12h34, o que corresponde a 0,58% do total. O índice é considerado normal pelos ministros da corte.

No primeiro turno, as urnas biométricas causaram filas e transtornos em algumas cidades brasileiras devido a problemas técnicos e à falta de familiaridade dos eleitores com o sistema de reconhecimento das digitais. Na segunda etapa das eleições, porém, as dificuldades foram “superadas”, segundo o ministro.

“Tudo transcorre normalmente. Às 17h deve acabar e não temos nenhum problema com a biometria no país. A biométrica não está sendo um problema, o treinamento e a força tarefa tiveram o resultado esperado”, afirmou Noronha em entrevista coletiva nesta tarde na sede do TSE, em Brasília.

Nas eleições deste ano, cerca de 21,6 milhões de eleitores de 762 municípios (15,18% do total no país), incluindo 15 capitais, vão utilizar a identificação biométrica, segundo informações do TSE. Em três estados (Alagoas, Amapá e Sergipe) e no Distrito Federal, a biometria alcançou todo o eleitorado e, para 2018, a meta é alcançar 100% dos eleitores brasileiros.

O tribunal também informou que, ao todo, somando urnas biométricas e as normais, foram substituídas 1733 urnas em todo o país.
Noronha ainda disse que no caso de Niterói (RJ) – uma das cidades que relataram diversos problemas com a biometria no primeiro turno – uma força-tarefa foi enviada pelo TSE a fim de treinar melhor os mesários.

“O problema do Rio não era das urnas, de biometria, mas alguma falha do TRE no treinamento de funcionários. O TSE mandou uma força-tarefa, fez um planejamento com o vice-presidente e com o corregedor, que tomaram à frente para solucionar”, explicou o corregedor.

O presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, afirmou que a avaliação da corte a respeito da biometria é “positiva” e que as “falhas” no primeiro turno eram “pontuais”. “Dissemos que iríamos fazer a verificação das falhas e fizemos”, disse.

Selfie

Dias Toffoli reforçou a orientação de que é proibido tirar foto ou filmar a urna eletrônica no momento do voto, medida que visa coibir a coação de eleitores. A orientação é deixar o celular com o mesário e evitar leva-lo até a urna. A Justiça Eleitoral não faz revista para “evitar constrangimento” e “desestimular” o eleitor a votar.

“O voto é secreto e é necessário que a se faça a orientação devida, para a pessoa não dizer ou não mostrar depois o seu voto por meio do registro fotográfico”, afirmou o presidente.

Apuração

O presidente do TSE reiterou que as primeiras parciais de votos para presidente da República só serão divulgadas a partir das 20h, no horário de Brasília, que é quando se encerra a votação no Acre e em 13 municípios do Amazonas que estão em um fuso horário três horas atrás do de Brasília.

A partir das 17h do horário local dos estados começarão a ser divulgadas as totalizações dos votos para governador. Nem mesmo os ministros do tribunal, segundo Toffoli, terão conhecimento dos dados referentes a presidente da República antes das 20h.

“Às 17h do horário, todos os estados saberão o totalização da disputa para governador, mas a tela para presidente da Republica só será aberta as 20h em respeito ao horário do estado do Acre e de alguns municípios do Amazonas que estão neste fuso. Assim será inclusive para os ministros da corte”. Declarou Toffoli. “Não há nenhuma possibilidade de divulgação de qualquer outra forma”, concluiu.

G1

Leia Também