João Pessoa, 26 de junho de 2017 | --ºC / --ºC 05:56 - 2.6 | 12:09 - 0.1 | 18:28 - 2.4 Dólar 3,31 - Euro 3,70

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: heroncid@gmail.com

Grito da Paraíba

Comentários:
publicado em 20/11/2011 às 08h15
A- A+

Apesar da gula, cariocas e capixabas estão no dever e direito que lhes cabem de não se render ao risco de perder um centavo sequer na nova distribuição dos royalties da camada pré-sal, como projeta a nova e mais justa divisão defendida pelo relator da matéria, Vital do Rêgo, e aprovada com esmagadora maioria no Senado.

Enquanto os estados produtores esbanjam forças, articulação, influência da grande mídia, majoritariamente concentrada no eixo sudeste, nós, que estamos na lista dos grandes beneficiados pela nova partilha, não gastamos uma gota de suor para enfrentar na mesma moeda os protestos e estribuchos do Rio e do Espírito Santo.

É factível a Paraíba saltar na frente e, através de suas bancadas, prefeitos, vereadores, Governo e entidades da sociedade civil, manifestar daqui do ponto extremo do país o nosso grito de apoio ao projeto que devolve ao Brasil o sentido de Nação, resgatando o conceito de cidadania e integração nacional.

Para evitar os boicotes dos grupos políticos, que o levante da Paraíba, (prestes a ser aquinhoada com R$ 400 milhões), nasça do ventre das instituições democráticas e populares desse Estado com força para atrair a participação de todos os segmentos políticos comprometidos com essa conquista, sem disputa por paternidade.

E se nem a relevância do tamanho dessa causa for móvel a motivar a classe política a entrar nessa luta e também ganhar as ruas, que sejamos nós, cidadãos devotos deste chão, veículos do recado: quando vai à luta, a pequena Paraíba se agiganta.

Mal estar acelerado
Setores ligados à saúde se mostraram surpresos com a publicidade do imprescindível Hospital Napoleão Laureano sobre a compra do acelerador linear adquirido por cerca de R$ 2 milhões pelo Governo. É que a direção da instituição teria dourado a pílula e ‘vendido’ a conquista como compra com recursos próprios.

Saúde e política
Em contrapartida, os diretores não pouparam elogios (merecidos) ao senador Vital do Rego (PMDB) que intercedeu ao Ministério da Saúde pela compra do Biograph 6, equipamento de diagnóstico do câncer. Pelo sim, pelo não, a mistura saúde e política tem suas contra-indicações.

Leitura do pensamento cassista
O senador Cícero Lucena quer manter o espaço estratégico da presidência do PSDB, mesmo domínio que deseja e postula o senador Cássio Cunha Lima. Em nenhuma circunstância, o ex-governador aceita a manutenção de Cícero. Tanto que só admite perder se for para um “tércio”.

Depois das polêmicas
O deputado Toinho do Sopão (PTN) foi visto com seu inseparável chapéu de couro, sem terno, conversando com populares numa esquina do centro. Voltou às origens…

Nas horas vagas…
O prefeito Luciano Agra (PSB) não dispensa uma boa leitura. Acabou de concluir o romance histórico Era no Tempo do Rei (248 páginas), do jornalista Ruy Castro.

Por um triz
O deputado Aníbal Marcolino só não deixou o PSL porque no partido pretendido faltou-lhe garantias de que não haveria chance de aliança à reeleição do prefeito Agra.

Entre espinhos
Na novela do deputado Doda de Tião, o secretário-chefe do Governo, deputado Lindolfo Pires (DEM), combinou a atuação de bombeiro e apóstolo de Santo Agostinho.

Humor
O escritor campinense Horácio de Almeida Lima lança na próxima sexta-feira, às 19h30, o livro “Mas dessa, você não sabia”, no Restaurante Forno de Pizza.

Pino
O vereador campinense Nelson Gomes (PRP) se avexou em desmentir boatos de que teria ido à Brasília pregar o rompimento de Cássio com o governador Ricardo Coutinho.

Batido
“Permaneço apoiando as ações do governo Ricardo e acreditando numa nova Paraíba e que as dificuldades serão superadas”, explicou Nelson, irado com as ‘especulações’.

Afastamento
O presidente estadual do PRB, Jutahy Menezes, informa à Coluna que o ex-deputado Fausto Oliveira, preso no Piauí, está desligado da Igreja Universal há mais de três anos.

Decidido
Apesar da proposta e do interesse do antigo cliente, a agência Mix já tomou a decisão: não fará a campanha do senador Cícero Lucena à Prefeitura de João Pessoa em 2012.

Política pública
Projeto de Lei do vereador Bira (PSB) institui o Plano Municipal de Combate à Pedofilia. A ação objetiva tornar obrigação do Estado à proteção contra o mal.

PINGO QUENTE “Ele está viajando na maionese”. Do vereador pessoense Benílton Lucena esnobando o deputado Anísio Maia, que acalenta o ‘sonho’ do PMDB indicar a vice do PT, em caso de candidatura própria.

*Reprodução do Jornal Correio da Paraíba
 

Leia Também