João Pessoa, 28 de outubro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
REFORMA

Ex-presidente Lula indica três nomes para o Ministério da Fazenda

Comentários: 0
publicado em 28/10/2014 às 10h41

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) indicou três possíveis nomes para o Ministério da Fazenda para o segundo mandato de Dilma Rousseff: Luiz Carlos Trabuco, presidente executivo do Bradesco, Henrique Meirelles, executivo e ex-presidente do Banco Central do Brasil, e Nelson Barbosa, ex-secretário-executivo do Ministério da Fazenda. As informações são do jornal Valor Econômico.

Os três nomes foram apontados para uma mudança no Ministério, atualmente liderado por Guido Mantega. O indicado começa o cargo em janeiro de 2015. Apesar dos nomes, a presidente reeleita negou anunciar nomes nos próximos dias, dizendo que falará “no tempo exato”. A presidente deve viajar para a Bahia para alguns dias de descanso.

Segundo a publicação, Trabuco significaria uma mudança radical no estilo de governar de Dilma, pois ela não teria, por exemplo, liberdade para determinar a política econômica como aconteceu em seu primeiro mandato. O diretor do Bradesco foi indicado como uma pessoa “forte, excelente administrador e culta”.

A reação do mercado em relação à reeleição da candidata do PT foi negativa – o dólar subir 2,61%, para R$ 2,51, e o Ibovespa chegou a cair 6%, encerrou em baixa de 2,77%. Apesar disso, não provocou a fuga de investidores.

Lula foi procurado há duas semanas por Dilma Rousseff para reverter o resultado do pleito – que revelou uma eleição apertada neste domingo.

Terra

Leia Também