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SAÚDE

Especialista dá dicas de como aproveitar estresse de forma positiva

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publicado em 28/10/2014 às 13h46

O estresse tem sido considerado um dos problemas mais sérios de saúde. É uma reação biológica a um estímulo de ameaça, na qual o sistema nervoso autônomo assume o comando do corpo liberando a adrenalina no sistema que estimula as reações de luta ou de fuga, ou seja, é uma reação inconsciente. Diante disso, tentar não estressar é, praticamente, impossível!

“A questão que devemos tratar não é a de combater o estresse, afinal evitá-lo é impossível. Trata-se de uma resposta natural aos desafios que se apresentam na vida. Aprendendo a administrar o estresse será possível ter uma rotina mais saudável e uma grande melhora na qualidade de vida”, afirma Roberta Ribeiro, médica fundadora da medicina integral no Brasil.

A especialista preparou 5 dicas para ajudar na administração do chamado mal do século. Veja:

1-Ter consciência: O primeiro passo para aprender a gerenciar o estresse é perceber que se está estressado. Para isso, o exercício de reflexão e auto-observação é fundamental. Aceleração do coração, mãos frias, boca seca, ansiedade, necessidade de movimento, perda de foco, vontade de "sair correndo", dificuldade em articular frames, podem parecer sinais de um simples mal estar, mas são exemplos claros de estresse.

2-Identificar: Depois de ter consciência, é interessante conhecer o ativador do estresse. Qual a fantasia, qual o medo, qual a ameaça que o desperta? A ferramenta é manter um "diário" no qual se faz anotações de momentos difíceis junto com as repostas: em qual situação me encontro, como me sinto e o que penso em relação a isso? Essa prática ajuda a conhecer e investigar o estímulo, as crenças e valores associados ao estresse.

3-Respirar: Conhecendo esses pontos, podemos então desenvolver algumas ferramentas para lidar com os momentos de estresse. Respire profundamente! Se for preciso se dirigir a um espaço aberto, onde possa respirar ar puro e se manter por alguns instantes em silêncio, faça isso!

4-Meditar: A prática da meditação e atenção plena no momento presente ajudam no "controle" das reações aos estímulos, justamente por minimizar os julgamentos, propiciar o conhecimento de si próprio. Faça pausas e períodos de silêncio durante o trabalho.

5-Conhecendo os limites: O conhecimento de seus próprios limites ajuda muito no gerenciamento do estresse já que evita, na medida do possível, a transposição desses limites. Assim não se sobrecarrega o sistema físico, emocional e mental.

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