João Pessoa, 22 de outubro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: heroncid@gmail.com

Convergências

Comentários:
publicado em 23/11/2011 às 11h00

A divulgação das propostas de emendas ao Orçamento Geral da União pelo senador Vital do Rego, presidente da Comissão Mista do Orçamento Geral da União, e as prioridades apresentadas pelo governador Ricardo Coutinho à bancada federal, ontem, sinalizaram o avanço na construção de consensos em tempos tão difíceis e acirrados na Paraíba.

Tanto o apontamento de Vital e outros expoentes da Oposição quanto o entendimento do governador Ricardo já andam na direção da concordância de se trabalhar coletivamente pela implantação de um novo porto na Paraíba, tema que já serviu de estopim para divergências na campanha passada e embates de discordâncias recentes.

Ricardo pondera, no entanto, que a proposta só é viável se a bancada conseguir a garantia de colaboração efetiva do Governo Federal ao porto de águas profundas, como alguns chamam. Advoga que, antes de qualquer passo, agentes políticos e Governo devem primeiro conquistar a ampliação e o fortalecimento do Porto de Cabedelo. Tese compartilhada por Vital, que priorizou recursos no Orçamento para a acostagem do Porto.

Já se pontua convergência também em pelo menos outros dois aspectos fundamentais para a tão esperada e adiada arrancada da Paraíba: a modernização dos aeroportos Castro Pinto (Bayeux) e João Suassuna (Campina) e o ramal da Transnordestina.

Falta muito para deixarmos de pactuarmos pouco, mas a menor convergência já deve ser celebrada e estimulada. Afinal de contas, ao invés de brigarmos aqui e entre si, devemos guardar energias para brigar contra a indiferença do Planalto. Essa é a briga que realmente interessa.

Pólo  –
Muito oportuna a proposta de Vital de elaboração de um plano turístico no entorno da PB-008, que se prepara para em breve futuro abrigar o sonhado Centro de Convenções.

Turístico
Na ótica do senador do PMDB, a emenda de R$ 100 milhões para esse projeto vai garantir benefícios sociais e econômicos “tanto agora quanto para as gerações futuras”.

Ricardo: já começou
O governador Ricardo Coutinho discorda de quem espera para 2012 o deslanchar de sua gestão. Além do esforço pelo equilíbrio fiscal, o socialista elenca o início da pavimentação de 1.000 quilômetros de estradas, a reforma de escolas estaduais e as obras do Pacto Social. “A população está vendo nosso esforço e trabalho”.

Ano de pedras e bombas
Numa avaliação antecipada do primeiro e turbulento ano de governo, Ricardo Coutinho reconheceu ter enfrentado muitas dificuldades e obstáculos na fase inicial de sua administração. “Quebramos muitas pedras e desarmamos muitas bombas pelo caminho”, ilustrou Ricardo.

Uma ponte para o turismo
O governador voltou a falar ontem na viabilização da ponte Cabedelo/Lucena, idéia concebida ainda no Governo Cássio, mas que até hoje não saiu do papel. A ponte serviria para integrar o litoral paraibano e dinamizar o turismo entre Conde, João Pessoa, Cabedelo e Lucena.

Chibatada –
“Essa Secretaria foi criada para alguém que tenha a liberdade de usar a chibata”. Do deputado Anísio Maia (PT) criticando a criação, via MP, da Super Secretaria da Fazenda.

Adequação
A provocação mereceu revide da secretária Aracilba Rocha. “Isso não existe. O Governo se adequou à realidade nacional. Só a Paraíba e o Rio Grande do Norte eram diferentes”.

Reajuste
Aracilba Rocha informou que o planejamento de aumento ao funcionalismo estadual, almejado pela gestão, será possível graças à previsão de superávit nas contas do Governo.

Paço dos Leões
Espectadores registraram discreto entrevero verbal entre o governador Ricardo e o deputado Vituriano de Abreu (PSL), no aniversário da filha do deputado Edmilson Soares (PSB).

Caldeirão
Amigos do prefeito Luciano Agra (PSB) organizam para sábado, no BNB do Cabo Branco, a FeijoAgra. Uma resposta temperada ao sabor das festas de Cícero e Maranhão.

Sem bancada
“Se Cássio entender de romper, não fica ninguém com Ricardo na Assembléia e na Câmara”. Leitura do vereador cicerista Marcus Vinicius (PSDB), na torcida pela ruptura.

Em campo
O vereador Bira (PSB) voltou a defender a manutenção da aliança que venceu as eleições de 2010. “Em time que ganha não se mexe. Essa aliança está será renova noutras cidades”.

21 por 15
Ninguém sabe ao certo, mas algo elevou a pressão arterial do combativo vereador Fernando Milanez (PMDB), no último final de semana. Ele foi parar no Hospital Samaritano.

Sucessão
A secretária Tatiana Medeiros revelou à Coluna o desejo de ser a escolhida pelo grupo do prefeito Veneziano. “Eu tenho perfil técnico e não caí de pára-quedas na Secretaria de Saúde”.

Novos relatos
“Do Gulliver ao Campestre” e “Testemunha da História”. Eis as duas novas obras que o jornalista Nelson Coelho lança na próxima terça-feira, no Restaurante Terraço Brasil, às 18h30.

PINGO QUENTE“Seremos campeões de público em 2012”. Do novo presidente do Botafogo, Nelson Lira, que também bota o time pessoal em campo, doido mesmo para ganhar o jogo nas urnas e ser vereador em João Pessoa.

*Reprodução do Jornal Correio da Paraíba

Leia Também