João Pessoa, 30 de outubro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
APOIO

Cartaxo entrega enxovais a 150 gestantes em vulnerabilidade social

Comentários: 0
publicado em 30/10/2014 às 11h33

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), entregou, na manhã desta quinta-feira (30), durante evento no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, enxovais completos a 150 gestantes em situação de vulnerabilidade social. Os kits fazem parte do programa “Um Novo Olhar para o Nascer”, realizado pelo Balcão de Direitos da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (Sedes), que atende cerca de 2.400 mães anualmente.

“Este ato simboliza o nosso propósito, que é justamente cuidar das famílias, das crianças”, declarou o prefeito Luciano Cartaxo. “Não estamos apenas entregando enxovais, mas ofertando a possibilidade de que essas crianças venham ao mundo com mais dignidade. Nossa gestão tem olhado para a infância de uma forma especial, garantindo os cuidados desde o acompanhamento pré-natal até, mais tarde, com a oferta de uma educação de qualidade em nossos Creis”, complementou.

A primeira-dama do Município, Maísa Cartaxo, destacou a importância desse apoio neste momento que é um dos mais importantes da vida da mulher. “A Prefeitura tem esse carinho e se empenha para garantir todo o acompanhamento social e de saúde que as mães e as crianças precisam”, destacou.

Futuro – Para muitas mães, o apoio oferecido pela Prefeitura de João Pessoa é a única fonte de amparo durante todo o período de gravidez. “Eu não tenho condições de criar, por isso cheguei a pensar em dar a criança quando ela nascesse”, contou Samila de França, de 23 anos, que está grávida de Sophia. “Vim ao Balcão de Direitos e eles conversaram comigo, disseram que iam me ajudar no que eu precisasse e foi por isso que decidi ficar com minha família”, revelou.

Joycilene Lima, de 20 anos, aguarda a chegada da pequena Maria Laura, mas conta que não teve condições de fazer muitos preparativos. “Eu não tinha quase nada até agora, não pude comprar nada. Com esse enxoval, ela vai poder ser bem cuidada, ter as coisinhas dela. Foi uma grande ajuda”, afirmou.

Enxovais – Cada gestante contemplada recebeu um kit com colchão e lençóis de berço, cueiro, mosquiteiro, fraldas descartáveis e de tecido, roupinhas para o bebê, banheira, produtos de higiene e toalhinha de banho, entre outros itens. Os enxovais são financiados com recursos próprios da PMJP, que entrega cerca de 200 unidades todos os meses, chegando a um total de 2400 mães atendidas anualmente.
Para ter direito ao benefício, as mães precisam ser encaminhadas por qualquer um dos 11 Centros de Referência em Assistência Social (Cras) da Capital. Elas devem atender aos critérios de vulnerabilidade social e estarem sob acompanhamento da Unidade de Saúde da Família (USF) de sua região, sendo detentora do cartão da gestante.

De acordo com a secretária municipal do Desenvolvimento Social, Marta Moura, o evento mostra que gestão tem a preocupação e centralidade na família. “Trabalhamos com o objetivo de que as crianças que estão por vir e que as que já nasceram possam representar um futuro melhor, mais digno e mais cidadão”, declarou.

Balcão de Direitos – “O Balcão é uma forma de enfrentamento aos problemas sociais, com políticas intersetoriais que promovem a emancipação das famílias e resgatam sua perspectiva e dignidade”, explicou a coordenadora do programa, Leidivan Elias de Sousa.

Entre as ações do programa estão a articulação com a rede de serviço social, atendimento psicossocial, visitas domiciliares com elaboração de parecer social, assessoria jurídica, e a concessão de benefícios eventuais, como o cumprimento do direito ao enxoval, cestas básicas, auxílio-aluguel, passagens e auxílio-funeral.

MaisPB com Assessoria

Leia Também