João Pessoa, 01 de novembro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
TRANSPORTE

Chegam em JP vagões de VLTs para região metropolitana

Comentários: 0
publicado em 01/11/2014 às 15h08

Dentro de 30 dias, poderá está funcionando em caráter experimental, o primeiro Veículos Leve Sobre Trilhos (VLT) na Grande João Pessoa.

É que chegaram na manhã deste sábado (1), na Capital paraibana, os primeiros trens do sistema de Veículos Leves (VLT) sobre trilhos (VLT). Ao todos são três vagões que tem a capacidade de transportar 600 pessoas quando estiverem em funcionamento.

De acordo com o diretor da Companhia Brasiliera de Trens Urbanos (CBTU), na Capital, Wladme Macedo, a ideia é colocar uma composição para rodar em um horário de menso movimento.  No entanto, o equipamento só estarão instalados de forma definitiva em 2015, conforme informou a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

“É uma composição pequena que leva 600 pessoas. Então a gente está com a idéia de colocar essa composição para fazer alguns horários na nossa grade horária. Acho que nos próximos 30 dias a gente já tenha condição de colocar esses veículos para fazer alguma viagem durante o dia”, afirmou Macedo.

De acordo com Wladme Macedo os VLTs irão funcionar no mesmo trecho onde funcionam os vagões antigos da CBTU, fazendo o trajeto Cabedelo/Santa Rita, na Região. Wladme Macedo distacou ainda que o projeto também contempla a reforma da via para comportar os novos equipamentos. Ele acredita que funcionando em sua plenitude, o tempo de viagem seja diminuido. "O intervalo entre um trem e outro que é algo em torno de 50 minutos pode cair apra 15 minutos", avaliou. 

 Os equipamentos, adquiridos pelo Ministério das Cidades,  saíram da empresa responsável pela fabricação em Barbalha (CE) na quarta-feira (29) e foram transportados em caminhões por quatro dias.

Foram investidos R$ 70 milhões na compra dos novos transportes. O primeiro VLT ficará acomodado na linha próxima ao Moinho de Cabedelo, onde os técnicos já começam a trabalhar para a montagem e preparação do sistema. A  previsão é que um VLT seja entregue a cada dois meses, até que os oito desembarquem na Capital.

Macedo destacou o empenho do ex-ministro das cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP), para que os equipamentos contemplassem à Paraíba. 

“Foi fruto do trabalho do paraibano Aguinaldo Ribeiro quando ele estava no Ministério das Cidades”, garantiu.

Roberto Targino – MaisPB

Leia Também