João Pessoa, 10 de abril de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CENTENÁRIO

Neymar tumultua Congresso em sessão solene pelo do Santos

Comentários: 0
publicado em 10/04/2012 às 16h29

 A presença de jogadores do Santos em uma sessão solene da Câmara dos deputados nesta terça-feira causou frisson entre funcionários e parlamentares, que lotaram o plenário e se empurraram para conseguirem um autógrafo ou uma fotografia com os astros Neymar e Paulo Henrique Ganso. O tumulto foi tão grande que os dois precisaram se esconder em um restaurante anexo até o início da homenagem.

Normalmente vazio nas manhãs de terça-feira, o plenário tinha mais de 600 pessoas, de acordo com um segurança, para a sessão solene. Funcionários, em seu horário de trabalho, esperaram longamente, pela chegada dos jogadores e trouxeram filhos e parentes para assediá-los.

"Se não fosse por isso, eu só viria à tarde", disse um funcionário a um colega no plenário.

O encontro foi pedido por três deputados e contou também com a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, fanático pelo clube e amigo do presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro e do ídolo Pelé, que não compareceu.

Na abertura da sessão, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS) chamou Neymar de "futuro melhor jogador da história" para depois se corrigir "um dos" que estarão entre os principais jogadores do mundo. A cerimônia durou 1h30.

Também estavam presentes o ex-jogador Pepe, o volante Arouca, o zagueiro Edu Dracena e o goleiro Rafael. Meninos integrantes da escolinha de futebol do Santos de Brasília também compareceram, assim como funcionários da casa, trajados com camisas do centenário clube paulista.

Antes da sessão, alguns deputados entoaram o hino do Santos e alguns cantos de guerra típicos de arquibancadas. Durante a solenidade, Neymar permaneceu sentado na mesa principal e recebeu várias camisas para autógrafos de fãs presentes. Mas levantamento feito na casa revela que a maioria dos representantes torce pelo Flamengo.
Parte desse grupo majoritário discursou na sessão desta terça-feira, usando praticamente a mesma frase: "não sou santista, mas…"
Demonstrando polimento cerimonial, nenhum desses deputados lembrou mencionou em discurso a derrota sofrida pelo Santos por 4 a 0, diante do Barcelona, em dezembro de 2011, no Japão.

O presidente do Santos, Luís Álvaro, usou o patriotismo ao falar do esforço feito para manter Neymar no Brasil, quando todos empresários apostavam em sua transferência para o futebol europeu, especialmente o Real Madrid. "foi uma demonstração de nacionalismo, sim. O Brasil vive um novo momento em sua história e a permanência de Neymar no país faz parte desse novo cenário", discursou o presidente santista.

O Santos comemora o seu centenário no próximo sábado, dia 14 de abril. Durante a semana, o clube organiza uma série de festividades para marcar a data redonda.

Uol

Leia Também