João Pessoa, 23 de agosto de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: heroncid@gmail.com

Pedra no caminho

Comentários:
publicado em 30/12/2011 às 08h17
A- A+

A disputa pelo comando do PSDB entre os senadores Cícero Lucena e Cássio Cunha Lima só tem sentido para quem não conhece o Estatuto do PSDB. Num daqueles insights, tive a curiosidade de debruçar-me pelas regras partidárias do ninho tucano e surpreendi-me sobremaneira com o que li e vi.

O artigo 21 preceitua que os diretórios e demais órgãos partidários terá a duração de dois anos, permitida a reeleição nos termos do artigo terceiro do Estatuto. Ficou a incógnita. Voltei às páginas anteriores e fui tirar minhas dúvidas de olho pregado no tal anunciado artigo terceiro.

Pois bem. É o danado do artigo terceiro do Estatuto do PSDB que liquida a fatura e impossibilita nova recondução do senador Cícero Lucena, como tem sinalizado e desejado arduamente e reiteradas vezes o ‘caboclinho’ de São José de Piranhas.

Inadvertidamente, o inciso II, do artigo terceiro, fala da temporariedade do mandato dos dirigentes, “permitida a reeleição para os cargos executivos, exceto para os mesmos cargos, quando só será permitida uma recondução”.

Ou seja, pelas regras do partido, Cícero, presidente eleito e reeleito, não pode mais disputar a recondução à presidência do PSDB, a não ser que os cassistas desleixem e os ciceristas decidam fazer vistas grossas a uma regra cristalina da democracia interna tucana.

Sobra
A Prefeitura de Campina Grande até agora não foi assinar o convênio dos R$ 168 mil do Pacto pelo Social do Governo. Ou está com caixa cheio ou com birra em excesso…

Deboche
Tudo bem que se critique o tamanho do aporte dos recursos carimbados pra cidade, mas simplesmente ignorá-los é, do ponto de vista administrativo, um desrespeito ao povo.

CPI arquivada na Assembléia
Não houve publicidade, mas o pedido de CPI dos Livros, protocolado pela oposição na Assembléia, foi arquivado pelo presidente da Casa, Ricardo Marcelo (PSDB), por falta de elementos concretos para a instalação. A decisão não mereceu contestação nem do autor do pedido, o deputado Anísio Maia (PT).

Mano a mano
O prefeito Veneziano Vital do Rêgo recebeu nesta quarta-feira (28) a confirmação do irmão e senador Vital do Rêgo (PMDB) da alocação de verba para a construção de 11 creches tipo padrão e mais nove novas unidades do PSF na cidade em 2012.

Panos quentes
Veneziano não se calou diante das cobranças públicas do vice-prefeito José Luiz Júnior, que se sente escanteado no partido e acusa “jogo de cartas marcadas” na escolha do nome do PMDB na sucessão. “Eu sempre coloquei Zé Luiz como pré-candidato”.

Simplicidade
Moradores de Mandacaru vez por outra se surpreendem com a presença do superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho, irmão do governador, na Soparia das Cinco Bocas.

Tentáculos
De olho na ampliação da sua base política, o deputado licenciado Manoel Ludgério (PSD) iniciou contatos e negociação para contratação de assessoria política e marketing eleitoral.

Presente
Uma das metas do atual secretário de Articulação do Desenvolvimento dos Municípios do Estado é eleger sua filha, Ana Heloysa, prefeita de Barra de Santa Rosa, no Cariri Oriental.

Freio
Dizem no jardim dos girassóis que a nomeação da secretaria executiva de Saúde do Estado foi um breque do governo no poderio e influência da toda poderosa Roseana Meira.

Trem da alegria
Em Nazarezinho, a oposição denuncia o prefeito Júnior de Braga (PMDB) pela criação de 100 cargos comissionados para nomeação de parentes e futuros cabos eleitorais na campanha.

Virada
O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) deve romper o ano de sua suada e longa conquista ao lado da família na Capital, tradição que lhe acompanha nos últimos reveillon’s.

Saldo
O presidente da Associação dos Servidores do TJ, Ivonaldo Batista, contabiliza como avanço a conquista da diminuição do reenquandramento dos servidores de quatro para dois anos.

Política funcional
De acordo com as regras da nova tabela de vencimento, a cada dois anos os servidores do Tribunal de Justiça da Paraíba passam a ter reajustes nos salários e progressões funcionais.

Curto circuito
O deputado Manoel Júnior (PMDB) só não perdeu a paciência ainda porque felizmente nenhum peemedebista tem coragem de repetir o que Benjamim Maranhão diz nos bastidores.

Seca
A oposição em Araruna denuncia a prefeita Wilma Maranhão (PMDB) pelo atraso de três meses de salários dos funcionários da Prefeitura, se não bastasse a falta de aumentos.

PINGO QUENTE “Sem Ricardo Coutinho, Agra não se elegeria nem vereador”. Do vereador Fernando Milanez (PMDB) sobre a parceria criador/ criatura, que tem sido referendada, a julgar pelas últimas pesquisas.
 

*Reprodução do Jornal Correio da Paraíba