João Pessoa, 03 de novembro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
TRANSPORTE

Luciano Cartaxo entrega 35 novos ônibus para frota da Capital

Comentários: 0
publicado em 03/11/2014 às 12h30

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) entregou, na manhã desta segunda-feira (03), 35 novos ônibus para o sistema de transporte público da Capital, durante evento no Parque Solon de Lucena (Lagoa),

Na solenidade, o prefeito Luciano Cartaxo (PT) ainda assegurou a entrega de mais 25 veículos até o fim de novembro e mais 20 em dezembro, além de cinco que já entraram em circulação, totalizando 85 ônibus novos ônibus só este ano, ou seja, 20% de renovação da frota efetiva.

Todos os veículos zero quilômetro, que vão entrar em circulação são adaptados com plataformas elevatórias para cadeirantes, cadeiras especiais para gestantes, obesos, corrimões especiais para deficientes visuais e sinal de parada escrito em Braile.

Na solenidade de entrega, o prefeito Luciano Cartaxo falou da importância dos novos ônibus para melhorar a qualidade do transporte coletivo. “Estamos buscando o que há de melhor para a cidade e quem ganha com isso é a população. Com esses novos veículos, superamos a marca de 20% da renovação da frota só este ano. Queremos melhorar a renovação a cada ano para que a gente possa ofertar um transporte público de mais qualidade ao povo de João Pessoa. Isso é um grande desafio e nós estamos trabalhando nesse sentido. O ano que vem vamos fazer renovação de outra parte da frota para que a gente tenha oportunidade de oferecer um transporte melhor à população”, afirmou o prefeito.

Na atual gestão, a renovação da frota teve início em 2013 com a entrega de 35 veículos em evento na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte, no Altiplano. Essas ações da Prefeitura, em parceria com as empresas concessionárias, coloca a cidade como uma das capitais brasileiras a ter uma das frotas mai nova, com média de quatro anos de uso.

O superintendente de Mobilidade Urbana, Roberto Pinto, destacou que para a renovação da frota de ônibus houve necessidade da junção de esforços da Prefeitura e dos representantes legais das empresas concessionárias. “A chegada desses 35 novos ônibus representa a efetivação do compromisso do prefeito Luciano Cartaxo com o cidadão pessoense, desde que iniciou a gestão na Prefeitura. Aos poucos estamos mudando o transporte público com firme propósito de oferecer à população segurança e qualidade nos serviços”, enfatizou o gestor da pasta.

Para o diretor da Unitrans, Alberto Pereira, o programa de renovação da frota é uma das prioridades da empresa e compromisso com o poder público. “Todos os anos adquirirmos novos ônibus e substituímos os mais usados. Assim, estamos sempre renovando a frota, dando ainda mais comodidade e conforto aos nossos passageiros e operadores”, disse.

O diretor institucional da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP), Mário Tourinho, ressaltou a essencialidade do transporte coletivo para uma cidade do porte de João Pessoa. “O transporte é fundamental para uma cidade em tempos em que tanto discutimos mobilidade urbana. Com estes novos ônibus João Pessoa se consolida como uma das capitais com a mais jovem frota de ônibus do País, com uma idade média de quatro anos para seus veículos”, disse Tourinho.

MaisPB com Assessoria

Leia Também