João Pessoa, 05 de maio de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NO SENADO

Vital do Rêgo anuncia audiência para discutir Aviação Civil

Comentários: 0
publicado em 05/05/2012 às 10h52

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) anunciou neste sábado (05) que a Subcomissão Temporária sobre Aviação Civil (Cistac)) da qual ele é relator realizará na próxima terça-feira (8) mais uma audiência pública, desta vez para discutir, as políticas públicas para o desenvolvimento da aviação comercial e melhorias para as linhas aéreas. A reunião que acontece no período da manhã na sala 13 da Ala Alexandre Costa, faz parte do ciclo de audiências públicas que debatem as políticas públicas para a aviação civil brasileira. A subcomissão funciona no âmbito da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI).

Vital tem tido um papel importante na Subcomissão visto que como relator precisa manifestar seu parecer sobre vários temas debatidos nas audiências.

Para a audiência foram convidados o diretor-presidente do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias, José Márcio Monsão Mollo; o diretor para aviação regional do Snea, Victor Celestino; o professor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da UFRJ, Elton Fernandes; e representantes da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Esta será a sexta reunião do ciclo de audiências, que ocorre desde o início do ano. Nas cinco primeiras audiências, os senadores procuraram ouvir os dirigentes de órgãos públicos que atuam na área: Agência Nacional da Aviação Civil (Anac); Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República; Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea); Empresa Brasileira de Administração Aeroportuária (Infraero); e Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeroportuários (Cenipa).

Na primeira reunião realizada em março, os membros da CISTAC, debateram sobre a situação da aviação civil no país num panorama marcado pelo aspecto técnico e crítico. Na ocasião o então vice-presidente – ele foi eleito relator depois – senador Vital do Rego, disse que as companhias aéreas do país precisavam tratar melhor seus passageiros, e não “como mercadoria exploratória”.

O senador Vital do Rego informou que há mais de 2 anos cobra do governo uma radiografia da aviação geral no Brasil e “não obteve resposta”. Na condição de relator da Subcomissão, Vital do Rêgo tem defendido o fortalecimento da aviação regional com a reforma e modernização de aeroportos e a criação de novas rotas de voos. Na busca de investimentos para o setor aeroportuário brasileiro em especial o paraibano ele tem lutado pela estruturação e ampliação do aeroporto Presidente João Suassuna em Campina Grande.

Pelo projeto, o aeroporto campinense passaria por um crescimento de sua área de 50%, já que atualmente possui um espaço de 800 mil metros quadrados. No entanto, a capacidade de operação durante um ano, que hoje é de 147 mil passageiros, saltaria para cinco milhões nos próximos 20 anos, conforme um plano diretor que está sendo elaborado pela Infraero.

Para Vital a elaboração de um Plano Diretor definirá a ampliação do Terminal de Passageiros, pista e áreas de escape.

ILS – Recentemente Vital anunciou que as obras de instalação do equipamento ILS para auxílio no pouso e decolagem de aeronaves no Aeroporto Presidente João Suassuna, começaram no dia 2 de maio, segundo foi informado pelo Ministério da Aeronáutica.

A ideia defendida pelo parlamentar paraibano é instalar um Terminal de Carga para o Estado. O projeto segundo ele seria prioridade da Infraero logo após a instalação o ILS que está em fase de licitação.

Por ser um equipamento importante para a economia do Estado, particularmente de Campina Grande, o aeroporto Presidente João Suassuna, precisa segundo Vital de investimentos estruturais. Isso porque o fluxo de passageiros que embarcam e desembarcam no terminal tem crescido a cada ano, principalmente no período do Maior São João do Mundo.

Assessoria do Senador

Leia Também