João Pessoa, 25 de maio de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ÚNICA CAPITAL

João Pessoa é finalista em prêmio nacional de acessibilidade na web

Comentários: 0
publicado em 25/05/2012 às 08h36

O portal da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) – www.joaopessoa.pb.gov.br está concorrendo à final do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web – Todos@Web, na categoria Governo/ instituições. A capital paraibana é a única do País a obter o reconhecimento. O prêmio avalia as facilidades de acesso nos sites e, de acordo com o diretor de ações multimídias da Secretaria de Comunicação (Secom), Eliseu Lins, o site da PMJP foi idealizado para garantir informação a todos os cidadãos.

O Portal da PMJP foi desenvolvido seguindo as diretrizes da Web Content Accessibility Guidelines (WCAG), com o objetivo garantir o acesso de todo o seu conteúdo para todos os cidadãos, podendo ser acessado nos navegadores mais recentes, e com recursos para navegação via dispositivos móveis.

“Esta indicação ao prêmio é um reconhecimento ao nosso trabalho de prover as pessoas de informação com acesso fácil, inclusive as que têm algum tipo de deficiência ou necessidade especial”, diz Eliseu.

O portal foi desenvolvido pelos analistas Sérgio Vilar e Giseldo Oliveira, com apoio do coordenador da Divisão de Desenvolvimento de Mídias Sociais da Secom-JP, Flávio Mendes e de Eliseu Lins.

Sérgio Vilar destaca que o portal tem facilidades para pessoas com deficiência visual. “Temos recursos para aumentar a fonte dos textos, alterar o contraste da página, para ficar mais visível, e uma série de atalhos que facilitam o acesso”.

Segundo Sérgio, a versão para aparelhos de celular ou tablets é diferente da convencional, mais focada nas notícias e nos serviços, com um acesso mais prático. “É uma versão compacta”, sintetiza ele.

Redes sociais – Eliseu Lins ressalta haver uma grande resposta da população às redes sociais da PMJP. “O perfil do twitter @pmjp é o mais acessado proporcionalmente do Brasil, entre as capitais, e o segundo em números absolutos, considerando a quantidade de contatos com relação à população. Já o perfil do facebook, Pmjponline, ocupa a segunda posição nacional, de forma proporcional”.

Neste ano, o portal já recebeu um selo de reconhecimento do site dasilva.org, primeiro avaliador de acessibilidade em Português para websites.

O prêmio – A PMJP concorre ao prêmio Todos@Web com a Associação de Deficientes Visuais e Amigos (Adeva), Fundação Dorina Nowill para Cegos, Prefeitura de Rio das Ostras (RJ) e Programa Censo-Inclusão de Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo.

O prêmio Todos@web é uma iniciativa do W3C Escritório Brasil, por determinação do Comitê Gestor da Internet, em parceria com a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento e a Associação Brasileira das Agências Digitais (Abradi) e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, de São Paulo.

Haverá premiação em dinheiro para os três primeiros colocados, que varia de R$ 1,5 mil a R$ 5 mil. O projeto melhor colocado em cada categoria vai participar do evento internacional W4A – Web for All, durante a conferência WWW2013, da solenidade de entrega do troféu, no dia 14 de junho, e exposição dos trabalhos em publicação do W3C.br.

Ferramentas de Acessibilidade do site da PMJP:

Teclas de Atalhos

Ctrl + Shift + A: Abre lista de atalhos
Ctrl + Shift + X: Alterna para versão contrastada
Ctrl + Shift + 1: Pula para conteúdo principal da página
Ctrl + Shift + 2: Página Inicial
Ctrl + Shift + 3: Notícias
Ctrl + Shift + 4: Contato

Versão Contrastada

Possibilita a melhoria da visualização do conteúdo para pessoas com dificuldade de leitura, ou daltônicos. Atalho: Ctrl + Shift + X.

Controle de Fontes

Dentro de cada página de conteúdo são encontrados os botões [A+] [A-] [A] que servem respectivamente para aumento do tamanho da fonte, diminuição do tamanho da fonte e retorna para o tamanho padrão da fonte.

Secom-JP

Leia Também