João Pessoa, 26 de maio de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
DIÁLOGO

Estelizabel realiza plenária com a Juventude e debate ações

Comentários: 0
publicado em 26/05/2012 às 19h40

A pré-candidata à Prefeitura de João Pessoa, Estelizabel Bezerra (PSB), realizou plenária com o segmento da Juventude, nesta noite de sexta-feira (25), no Hotel Ouro Branco, para dialogar sobre as diretrizes, ações e metas a serem inseridas no Programa de Governo do Partido Socialista Brasileiro, que norteará a sua gestão, após o pleito 2012. “Sei bem da missão que temos, a qual consiste em indicar o rumo que temos que seguir, analisar os avanços e formular a construção para o futuro que a juventude se deparará”, expressou.

A socialista pontuou que no universo dos 723 mil habitantes do município, 32,09%, mais de 200 mil, estão entre 12 e 29 anos e analisando os jovens entre 15 e 24 anos, que compreendem 21% da população se observa a necessidade de políticas específicas. “Essa faixa etária precisa de uma atenção diferenciada, pois, encontrando-se num contexto de uma juventude diversificada de meninos e meninas, jovens de orientações sexuais diferentes e em classes sociais diferentes, enfrenta questões muito diversas”, observou.

Na ocasião, Estela também destacou que na atualidade se observa uma curva decrescente, registrando menos nascimento e uma maior longevidade. “O país está se tornando maduro, tendo que ter políticas específicas e eficientes para os jovens que se tornarão os idosos no futuro”, enfatizou.

O grupo de capoeira Brasil, do Mestre KIM, do Bairro de Mangabeira, abriu o evento que registrou a presença de cerca de 500 representantes de movimentos organizados da Cultura, Esporte e de militantes da Juventude que discutiram a construção das políticas públicas do partido.

Alinhamento entre Governo Federal e Municipal – Estelizabel lembrou que no 8º ano da gestão socialista, o alinhamento entre o governo federal do PT e municipal do PSB entendeu a singularidade do cidadão, criando a Secretaria para a Juventude. “Ordenamos e construímos praças e ofertamos esporte, cultura e pista de skate e também fomos o município que obteve nota 10 na implementação do ‘Projovem’ – programa de qualificação de pessoas com idade entre 18 e 29 anos realizado por meio de convênio com o Governo Federal, que visa aumentar as chances de emprego de jovens que estão fora do mercado de trabalho e do Ensino Superior”, salientou.

Mapa da Solidariedade – A pré-candidata apontou as ações solidárias que serão inserido no que se chama de “Mapa da Solidariedade”, que estão disseminando a cultura do bem, construindo oportunidades para as crianças e jovens. “São atividades de cunho social, desenvolvidas e oferecidas por cidadãos comuns que estão causando uma verdadeira revolução nos bairros, a exemplo das oficinas de arte, cultura, esporte destinadas às pessoas da própria comunidade e que terão maior apoio da gestão municipal”, frisou.

Informática na Educação – Estela afirmou que o governo socialista tem políticas para a juventude, entre outras, nas áreas da cultura, reforma urbana, mas ainda não considera suficiente. “Esses 32,09% precisam de mais políticas específicas, portanto, vamos melhorar a educação com tempo integral, aonde teremos na alfabetização e da 5ª a 8ª série, um novo instrumento de alfabetização digital de jovens e adulto, um programa de ação estratégica que será disseminado na cidade, porque entendo que não adianta apenas saber ler, mas utilizar as ferramentas de informática”, salientou.

Qualificação e Geração de Renda – A socialista ressaltou que o mercado tem carência mão de obra qualificada e, ao mesmo tempo, tem jovens não qualificados que, por essa razão, não têm conseguido ocupar os espaços de empregos ofertados, necessitando ter um maior comprometimento com os estudos. “Temos vários projetos de qualificação para inseri-los nas áreas da Construção Civil, sobretudo a mulher na parte tecnológica; Turismo, capacitando para atuar na área de hotelaria e para o Centro de Convenções, que tem capacidade para receber de uma só vez mais de 3 mil pessoas”, citou.

Saúde/ Ação estratégica de combate às drogas – Estela afirmou que vai reforçar a política de orientação à saúde sexual e reprodutiva, visto que o segmento juventude não tem conseguido fazer a proteção de DST, nem conseguido evitar a gravidez indesejada e no que se refere à saúde mental. “No Brasil alguns indicadores da Aids atestam que ela se tornou popular nas mulheres da classe pobre, nas mulheres mais jovens, por falta de informação e uma prática segura. No caso da saúde mental, parte da nossa juventude está vulnerável ao uso desordenado as drogas, por isso, vamos atuar de forma conjunta pra combater, principalmente, o crack, desenvolvendo os Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial/Álcool e Drogas) – para atuar nesse problema enfrentado por muitas famílias.

Centros de Cidadania e Cultura – A socialista enfatizou que vai criar espaços de fomento ao esporte, lazer, tecnologia, os quais estarão distribuídos pela cidade e também em subnúcleos, por meio da criação dos Centros de Cidadania e Cultura. “A nossa miscigenação nos fez ricos na resiliência, na capacidade de lidar com problemas e superar obstáculos com essa força de caráter, sendo assim, vamos superar as dificuldades a partir das oportunidades que serão ofertadas à juventude, reestabelecendo a cidadania através do esporte, cultura e geração de renda”, destacou.

Polo de Tecnologia – Estela pontuou que, nesse contexto, vai fazer um grande galpão, qualificando pessoas para recuperar o lixo tecnológico e, em seguida, doar essa tecnologia para os espaços de informática, os quais serão montados nas comunidades.

Proposta dos Participantes – Dentre as ações solicitadas, temos o apoio ao Centro de Cidadania Felix Cahino, que faz o acompanhamento das crianças e jovens envolvidos com o tráfico de drogas, prostituição infantil e viciados em craque, no Valentina; a ampliação do Centro da Juventude, no Cristo Redentor; cursos profissionalizantes em parcerias com a igreja para viabilizar o primeiro emprego, em Mangabeira; bolsa pra os jovens que fazem dança de rua, cumprindo metas em cursos, a exemplo de informática, investir na parceria entre a escola pública e o departamento de Educação Física da UFPB para atletismo e natação e construir campos de futebol, em Mangabeira VIII; Fundo Municipal de Cultura; Política contra às drogas, fazendo enfrentamento e qualificando para inserção no mercado de trabalho; renda anual para campeonatos de bairro; incentivos para eventos evangélicos e a reconstrução do Teatro Juteca, em Cruz das Armas.

A pré-candidata esclareceu que serão 40 propostas para a Juventude, todas intersetorializadas. “Com o relatório sistematizado desse debate, iremos deter essas informações e apreciaremos todas as propostas. “O gestor responsável analisa as propostas baseadas na capacidade dos cofres públicos”, salientou.

Juventude – A plenária da Juventude que faz parte da Cidade Socialmente mais Justa, contou com a participação dos coordenadores do Juventude, Otto Gama (PSB) e do Programa de Governo da pré-candidata Estelizabel Bezerra, Walter Aguiar (PSB); do presidente municipal do PSB, Ronaldo Barbosa; vice-presidente municipal do PSB, Rubens Freire; do presidente do PV, Sargento Denis Soares e as lideranças jovens dos partidos aliados do PV; PRP, PC do B, PT e PSD, entre outros.

Plenária do Segmento das Mulheres – Dentro da programação formulada pela coordenação de campanha de Estelizabel Bezerra, será realizada neste sábado (26), a Plenária do Segmento Mulheres, a partir das 13h30, no Hotel Tropical Tambaú, em Tambaú e posteriormente, serão realizadas plenárias com os segmentos dos movimentos populares, LGBT, da Cultura, Sindical, de Idosos, e Desportistas e em seguida os seminários:

Cidade Socialmente Justa, generosa e com mobilidade social e políticas públicas – democracia participativa, saúde, educação para cidadania, assistência social, cultura, esporte e lazer, geração de emprego e renda e cidadania para as mulheres; Cidade Habitável – mobilidade urbana e segurança pública; Cidade Sustentável – sistema de parques urbanos e unidades de conservação, eficiência energética, saneamento integrado, empregabilidade, economia solidária, finanças e tributos.

Assessoria

Leia Também