João Pessoa, 27 de maio de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
AUDIÊNCIA PÚBLICA

Vital debaterá na CDR inclusão de ramal da Transnordestina na PB

Comentários: 0
publicado em 27/05/2012 às 08h31

Reafirmando a sua posição em defesa da inclusão de uma ramal da Ferrovia Transnordestina na Paraíba, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) na condição de titular da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) irá debater, na próxima quarta-feira (30), em audiência pública, a possibilidade do estado ser acrescentado no projeto, visto que o projeto vai trazer sustentabilidade aos paraibanos.

No requerimento em que solicita a audiência, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) informa que a Transnordestina terá 1,7 mil quilômetros de trilhos que cortarão Piauí, Pernambuco e Ceará. Ele pede a interligação dos portos já previstos – em Pecém (CE) e Suape (PE) – com o de Cabedelo, na Paraíba, e com o de Itaqui, no Maranhão.

Para Vital do Rêgo, ampliar os estados interligados beneficiará o Nordeste inteiro. “A Transnordestina é um dos feitos mais significativos na história da economia brasileira, um empreendimento de porte gigantesco que, sem dúvida alguma, contribuirá decisivamente para a redução de nossas desigualdades regionais e sociais”, afirma o senador no requerimento.

O parlamentar reafirmou que para retomar o caminho do desenvolvimento, a Paraíba precisa mais do que nunca de obras estruturantes como a modernização do Porto de Cabedelo e duplicação da BR 230 – cujo trecho de Cabedelo a Campina Grande já foi duplicado pelo ex-governador José Maranhão. O parlamentar revelou que recentemente incluiu no Plano Plurianual (2012/20015) uma emenda de R$ 120 milhões para ampliar a duplicação no trecho da BR 230 que vai de Campina Grande até Cajazeiaras. “São obras estruturantes que a Paraíba precisa para dá um grande salto do bem”, afirmou.

O peemedebista que desde que assumiu o mandato de senador passou a defender o Ramal da Ferrovia na Paraíba, enfatizou que o empreendimento permitirá a interligação do Porto de Cabedelo, aos Portos de Pacém no Estado Ceará, de Itaqui no Estado do Maranhão e ainda ao de Suape no Estado de Pernambuco, favorecendo assim, o desenvolvimento da região. “É uma obra que vai gerar empregos, mudando completamente a economia e permitir que o Nordeste e de forma particular a Paraíba tenha um grande surto de desenvolvimento”, afirmou.

Foram convidados para o debate o diretor-geral em exercício da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Ivo Borges de Lima; o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Jorge Ernesto Pinto Fraxe; o secretário de Fomento para Ações de Transportes do Ministério dos Transportes, Daniel Sigelmanm; e o presidente da Transnordestina Logística S/A, Tufi Daher Filho.

O encontro será na Sala 15 da Ala Senador Alexandre Costa, Anexo II do Senado, às 9h30.

Assessoria

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas