João Pessoa, 08 de novembro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
EM JOÃO PESSOA

Competições de natação marcam primeiro dia dos Jogos Escolares

Comentários: 0
publicado em 08/11/2014 às 09h16

 As provas de natação dos Jogos Escolares da Juventude 2014, categoria 15 a 17 anos, marcaram nesta sexta- feira (7) a volta de competições esportivas na Vila Olímpica Ronaldo Marinho. O complexo, que está em fase de conclusão da maior reforma de sua história, ainda receberá o handebol na etapa das modalidades coletivas dos Jogos, a partir de segunda-feira (10).

De acordo com a direção do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), 397 nadadores estão representando os 26 estados brasileiros. As 27 provas serão disputadas até o próximo domingo (9), com as fases eliminatórias sendo realizadas no período da manhã, das 8h às 12h, e as finais no turno da tarde, das 15h às 17h.

“Neste primeiro dia de competição conseguimos realizar tudo dentro do que estava programado. A estrutura do parque aquático é fantástica, atende muito bem as necessidades do evento e com certeza esse complexo esportivo irá impulsionar as modalidades e atletas aqui do estado e consequentemente do país”, destacou Aurélio Costa, coordenador da Natação nos Jogos.

A delegação de nado paraibana conta com 16 atletas, sendo oito meninos e oito meninas. O grupo acredita que a oportunidade de competir na terra natal poderá contribuir para uma melhor performance dentro das piscinas. “Os jogos em geral estão com um nível técnico muito equilibrado, além da questão organização e da pontualidade das provas. Nós também estamos muito felizes porque a estrutura física do nosso parque aquático vem sendo muito elogiada e com isso podemos credenciar o estado para receber outros grandes eventos nacionais e internacionais”, acrescentou o presidente da Federação de Desportos Aquáticos da Paraíba e Diretor da Vila Olímpica, Antônio Meira.

Uma das provas de maior destaque do primeiro dia foi a dos 50 metros nado livre, que colocou na água os principais talentos do desporto estudantil brasileiro. No feminino, foi a cearense Júlia Nilton, de 17 anos, que subiu no lugar mais alto do pódio representando a escola Cristos. “Apesar da grande dedicação nos treinamentos, confesso que não esperava conseguir um resultado tão expressivo”, completou a jovem desportista.

No masculino, a medalha de ouro ficou com o piauiense Vinícius Gabriel, de 16 anos, representando a escola Eugênio Fortes. “O resultado foi muito bom, principalmente por estar competindo com os melhores atletas do país. Outro grande destaque foi saber que a Paraíba conseguiu transformar um parque aquático desse porte em uma referência nacional. Eu estive aqui em 2011 e dessa vez fiquei fascinado com o que vi. A boa estrutura da competição também acaba estimulando ainda mais nosso desempenho”, declarou o campeão.

O chefe da delegação da Paraíba, José Hugo, também destacou a nova estrutura da Vila Olímpica. “Eu, como educador físico há 40 anos, estou encantado como o que foi realizado aqui no Dede. O parque aquático é um dos melhores do país e vem recebendo elogios de dirigentes dos outros estados”, disse.

Outras modalidades – As outras competições nas modalidades individuais prosseguem com o tênis de mesa no Colégio da Polícia Militar; vôlei de praia, na orla do Cabo Branco; xadrez, na Estação Cabo Branco; e judô e luta olímpica, no Centro de Convenções. Já as competições de ciclismo acontecem na PB-008; de ginástica rítmica, no Ronaldão; e atletismo, na UFPB.

Os Jogos Escolares da Juventude estão sendo disputados em João Pessoa até o dia 15 deste mês. O evento é realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura de João Pessoa.

MaisPB com SecomJP

Leia Também