João Pessoa, 09 de novembro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
GP BRASIL

Rosberg vence em Interlagos. Massa se atrapalha, mas chega em 3º

Comentários: 0
publicado em 09/11/2014 às 16h42

O piloto alemão Nico Rosberg, da Mercedes, fechou de maneira perfeita a sua passagem pelo Brasil. Depois de liderar todos os treinos em Interlagos, ele segurou a pressão do companheiro de equipe e concorrente ao título Lewis Hamilton e venceu o Grande Prêmio do Brasil na tarde deste domingo.

Agora, a disputa pelo título da temporada 2014 ficou acirradísima entre os colegas da Mercedes. Rosberg diminuiu a diferença para Hamilton para 17 pontos, com 50 em disputa na última etapa da temporada, que acontece em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, em 23 de novembro.

O brasileiro Felipe Massa, da Williams, confirmou sua recuperação no campeonato e chegou na terceira posição. Ele foi aclamado pelo público ao subir ao pódio, mas lamentou dois erros bobos que lhe custaram segundos preciosos na corrida.

Apesar disso, ele se disse muito feliz com o resultado e com o carinho que recebeu das arquibancadas. Apesar do certo desânimo que tomou conta de Interlagos nos últimos dias, Rosberg, Hamilton e Massa protagonizaram um ótimo espetáculo ao público presente.

O inglês Jenson Button, da McLaren foi o quarto colocado, seguido por Sebastian Vettel, da Red Bull, e Fernando Alonso, da Ferrari.

Hamilton mostrou desde o início que estava disposto a buscar a vitória e tentou uma ultrapassagem sobre Rosberg logo na largada, mas o alemão fechou a porta e recuperou a ponta. Com a pista muito quente, as equipes optaram por trocar pneus cedo.

O brasileiro Felipe Massa entrou nos boxes na quinta volta, mas cometeu um erro que comprometeu toda a sua corrida. Por exceder o limite de velocidade, o piloto da Williams foi obrigado a retornar aos boxes e cumprir cinco segundos de punição.

Antes, ele conseguiu boas ultrapassagens e levantou a torcida. Para piorar o início da corrida da Williams, Bottas perdeu tempo nos boxes em sua primeira parada e voltou bem distante dos concorrentes ao pódio.

O calor da pista surpreendeu a todas as escuderias – havia previsão de chuva antes da corrida – e desgastou o pneu da maioria dos pilotos. Hamilton derrapou feio no “S do Senna” na 29ª volta e deixou Rosberg abrir boa vantagem no primeiro terço da prova.

Mesmo após a punição, Massa seguiu andando forte e retomou o terceiro posto após disputas com Hulkenberg e Button. O australiano Daniel Riccardo, da Red Bull, teve problemas nos freios e foi obrigado a abandonar a pista na metade da prova. Hamilton andava cada vez mais rápido e Massa seguia firme na terceira posição até que uma nova trapalhada prejudicou o brasileiro. Ao entrar parar para reabastecer novamente na 50ª volta.

Massa se confundiu e parou nos boxes da McLaren antes de perceber que a equipe Williams o aguardava a poucos metros de distância. Apesar de perder mais alguns segundos com a trapalhada, o brasileiro se aproveitou da vantagem que havia construído e retornou na terceira posição, mas cada vez mais longe das Mercedes.

Hamilton manteve um ritmo muito forte e colou no rival Rosberg nas últimas voltas. Em uma bela disputa, o vice-líder do campeonato conseguiu sustentar a vantagem de oito milésimos e cruzou a linha de chegada em primeiro. No momento da premiação, Massa foi muito aplaudido e teve seu nome gritado pela torcida.

O tricampeão Nelson Piquet entregou os troféu e arrancou risos da plateia ao brincar com os pilotos. Ele deixou Hamilton em situação embaraçosa ao elogiar a namorada do inglês.

Agora, a disputa pelo título ficou ainda mais aberta. Para conquistar seu segundo título, Hamilton precisa apenas terminar em segundo lugar para não depender de nenhum outro resultado. Se chegar em terceiro, tem que torcer para Rosberg não vencer a corrida em Abu Dhabi.

Resultado final do GP do Brasil:

1) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – 71 voltas em 1h30min02s555

2) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – a 1s4

3) Felipe Massa (BRA/Williams), a 41s0

4) Jenson Button (ING/McLaren) – a 48s6

5) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) – a 51s4

6) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 1min01s9

7) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) – a 1min03s7

8) Nico Hulkenberg (ALE/Force India) – a 1min03s9

9) Kevin Magnussen (DIN/McLaren) – a 1min10s0

10) Valtteri Bottas (FIN/Williams) – a 1 volta

11) Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso) – a 1 volta

12) Pastor Maldonado (VEN/Lotus) – a 1 volta

13) Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso) – a 1 volta

14) Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) – a 1 volta

15) Sergio Perez (MEX/Force India) – a 1 volta

16) Adrian Sutil (ALE/Sauber) – a 1 volta

17) Romain Grosjean(FRA/Lotus) – a 8 voltas

Não completou:Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)

Veja

Leia Também