João Pessoa, 23 de junho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
PROTESTO

Índios permanecem em construção de Belo Monte

Comentários: 0
publicado em 23/06/2012 às 17h14

Pelo terceiro dia consecutivo, índios Xikrin, Juruna e Parakañas continuaram ocupando, neste sábado, um canteiro de obras da usina hidrelétrica de Belo Monte. O protesto acontece na região de Altamira, no Pará. De acordo com a ONG Xingu Vivo, os direitos indígenas não estão sendo respeitados. Os manifestantes, que estão em uma barragem em construção, exigem a presença de representantes do governo e da Norte Energia Sociedade Anônima, responsável pela usina.

Cerca de 34 aldeias do Médio Xingu participam da ocupação. Eles denunciam a falta de contrapartidas prometidas pelos empreendedores, que deveriam ser cumpridas em suas terras e em Altamira. Entre as reivindicações estão a falta de investimento em infraestrutura da cidade, serviços de saúde, educação e saneamento básico, que estariam sobrecarregados com o aumento populacional na região causado pelas obras de Belo Monte. Os índios dizem que o Plano Básico Ambiental (PBA), que promoveria a compensação dos impactos causados pelo empreendimento, está muito lento.

Os Xikrin divulgaram também o Manifesto dos Xikrin do Bacajá, no qual reclamam da construção de barragens e temem que os rios da região passam a enfrentar secas.

Para evitar que manifestantes corram o risco de serem presos, o advogado Marco Apolo Santana Leão, presidente da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH), entrou no Fórum Criminal de Altamira com um pedido de habeas corpus preventivo com pedido liminar em favor de dez pessoas, entre elas os militantes do movimento Xingu Vivo para Sempre.

O advogado afirma que o delegado responsável pelas investigações dificulta o trabalho da defesa, incluindo negando o acesso a documentos que compõe o processo, alegando que o material fora enviado para a perícia.

A polícia está com sua investigação em curso. Já o Consórcio Construtor de Belo Monte considerou o protesto tranquilo, mas, por medidas de segurança, todas as atividades no local foram suspensas durante o final de semana.

O Globo
 

Leia Também