João Pessoa, 29 de junho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ARGENTINA

Após Impeachment, Mercosul suspende Paraguai e anuncia adesão da Venezuela

Comentários: 0
publicado em 29/06/2012 às 16h16

O Mercosul decidiu suspender temporariamente o Paraguai até as novas eleições presidenciais do país e afirmou que a Venezuela será incorporada ao bloco como "membro de pleno direito" em 31 de julho.

O anúncio foi feito pela presidente da Argentina, Cristina Kirchner, ao fechar o encontro de cúpula do bloco na cidade argentina de Mendoza.

As medidas contra o Paraguai ocorrem em resposta ao processo de impeachment do presidente Fernando Lugo, ocorrido na semana passada.

O Mercosul confirmou o que havia sido adiantado na véspera pelo chanceler brasileiro, Antonio Patriota, suspendendo o Paraguai, mas sem aplicar sanções econômicas.

Nenhum representante do novo governo paraguaio, agora presidido por Federico Franco, participou da cúpula do Mercosul.

O Paraguai vinha se opondo à entrada da Venezuela no bloco.

Mais cedo, em Assunção, Federico Franco disse que, se a suspensão se confirmasse, o país iria buscar novos parceiros comerciais.

Impeachment
 

O presidente Fernando Lugo foi destituído em um impeachment sumário, na sexta-feira passada (22), após a morte de seis policiais e 11 sem-terra durante a desocupação de uma fazenda, no dia 15 de junho.

A eventual criação de um Tratado de Livre Comércio com a China, assim como medidas para enfrentar os efeitos da crise europeia, são outros temas abordados pelos chanceleres do Mercosul.

Além dos países fundadores e da Venezuela, o Mercosul tem Chile, Bolívia, Equador e Peru como países associados.

G1

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas