João Pessoa, 07 de julho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
EX-ALIADOS

Rival político, Maranhão comparece ao velório de Ronaldo

Comentários: 0
publicado em 07/07/2012 às 16h32

 O ex-governador José Maranhão compareceu no velório de Ronaldo Cunha Lima no Palácio da Redenção na tarde deste sábado.

Maranhão e Ronaldo protagonizaram um dos maiores rachas políticos da recente história política da Paraíba. Antes aliados, eles finalizaram as alianças políticas em 1998 na convenção estadual do PMDB. Ronaldo migrou para o PSDB e desde então os dois eram adversários políticos, estando em todas as eleições de lados opostos.

José maranhão chegou acompanhado de sua esposa, desembargadora Fátima Bezerra, de seu sobrinho, deputado federal Benjamim Maranhão, e do vereador Tavinho Santos. Maranhão permaneceu pouco tempo no velório, cumprimentou todos os parentes do poeta e saiu.

"Nosso Estado perde um dos seus vultos mais importantes", disse Maranhão. "Neste momento vou esquecer as coisas negativas entre nós e só lembrar das positivas, quando nós lutamos na ditadura", concluiu.

Entenda a discórdia de Ronaldo e Maranhão

Por ONorte 

Era 21 de março de 1998, noite de festa, de comemoração do aniversário do então senador peemedebista Ronaldo Cunha Lima. Presentes no Clube Campestre, em Campina Grande, cerca de dois mil convidados, dentre eles os principais nomes do PMDB, à época detentor da absoluta hegemonia no estado. Ninguém ali imaginava, mas aquele dia estava predestinado a mudar os rumos da política paraibana. Ronaldo tomou o microfone, proferiu um duríssimo discurso contra o governador José Maranhão, seu correligionário, que exercia o primeiro mandato. Veio o rompimento das relações, o racha no PMDB, a ruptura que, até hoje, marca o cenário político paraibano.

Desde então, o processo eleitoral do estado, destacadamente a corrida pelo Palácio da Redenção, passou a figurar como reedição da disputa extravasada naquele terceiro sábado de março. Antes, era o PMDB todo poderoso, dominando absoluto o palco das eleições. Dali em diante, seria o "maranhismo" contra o "ronaldismo" – este continuado pelo "cassismo". No livro "Conflitos e Convergências nas eleições paraibanas de 1982, 2002 e 2006", o historiador José Octávio de Arruda Melo, abordando o evento do Campestre, afirma que "essa separação não fracionava apenas um partido, mas a sociedade inteira, onde as diversas instituições – Ordem dos Advogados do Brasil, Associação Paraibana de Imprensa, federações de futebol e carnavalesca, empresariado, intelectuais, universidades e partidos – despontavam rachadas entre os grupos do ‘M’ (Maranhão) e do ‘R’ (Ronaldo)".

Em 1998, no primeiro embate, Maranhão levou a melhor. Logo após o racha, as duas correntes foram à convenção do PMDB, para disputar a indicação do partido para a candidatura ao governo do estado. Ronaldo perdeu, acusações de irregularidades no processo foram propagadas, sem efeito, e o senador migrou para o PSDB, levando seu grupo de seguidores. O governador, tendo vencido a eleição antecipada que foi a convenção, com caminho livre não teve adversário à altura durante a campanha, conquistando a reeleição. Maranhismo 1 a 0.

Quatro anos depois, sem um nome forte para enfrentar Cássio Cunha Lima, então prefeito de Campina Grande e favorito nas pesquisas daquele momento, Maranhão indica como candidato o vice-governador, Roberto Paulino, que assumira o governo com o afastamento do titular para a disputa do Senado. Apesar do favoritismo inicial do tucano, Paulino cresceu e a disputa foi ao segundo turno, mas a reação parou ali, e Cássio acabou eleito. Disputa empatada, 1 a 1.

Em 2006, ocorre o esperado confronto nas urnas entre Cássio e Maranhão. Na batalha pelos dois maiores colégios eleitorais do estado, o senador Maranhão tinha, ao seu lado, a força do maior, João Pessoa, mas, o governador Cássio contou com uma maioria tão ampla em Campina Grande que não apenas superou o prejuízo sofrido na capital, como abriu margem sobre o oponente quando somadas as urnas das duas cidades. No cômputo geral, com uma maioria superior a 52 mil votos, Cássio acabou reeleito. Cassismo 2 a 1.

Dois anos depois, porém, o Tribunal Superior Eleitoral cassava o mandato de Cássio, e conduzia Maranhão ao governo. Novo empate na disputa iniciada no Campestre: 2 a 2. A decisão do TSE, mudando a chefia do Executivo paraibano em ano pré-eleitoral, incitou a disputa no estado, e precipitou a campanha, com maranhistas e cassistas empreendendo ações com vistas ao pleito de outubro, em que, mais que uma importante eleição, ambos os grupos vislumbram novo capítulo da luta pelo controle do poder político na Paraíba.

A histórica noite do Campestre

Ronaldo Cunha Lima, em 18 de março de 1998, completou 62 anos. Uma grande festa, convergindo as agendas da cúpula peemedebista, foi organizada para três dias depois, 21 de março. Naquela noite, houve farto foguetório no Campestre, principalmente quando da chegada, em momentos diferentes, de José Maranhão, feito governador após a morte de Antônio Mariz, e Ronaldo, senador. Coube ao aniversariante o último discurso da noite.

Mostrando-se irritado porque teria havido mais fogos para o governador que para si, o festejado do evento, Ronaldo detonou um discurso em que recomendava a Maranhão controlar seus assessores, os quais classificou como bajuladores, e avisou que, do contrário, poderia "tomar a Paraíba dos seus braços". Todavia, se o foguetório foi o estopim da "bomba" que ecoou naquela noite sobre toda a Paraíba, o explosivo estava sendo preparado há meses, num desentendimento crescente entre os dois líderes peemedebistas.

Dentre as divergências, estava o assunto reeleição, sendo o governador, que se beneficiaria com a norma, favorável, enquanto Ronaldo, que pretendia indicar um nome próximo, como seu irmão Ivandro Cunha Lima, para a disputa daquele ano, contrário. Até aquela noite, a ala do PMDB que, capitaneada pelo senador Humberto Lucena, buscava apaziguar os ânimos, custosamente havia conseguido evitar o rompimento iminente. Na noite de 21 de março, entretanto, Humberto estava fora de cena, internado desde fevereiro no Instituto do Coração, em São Paulo, onde morreria a 13 de abril. Não veria o racha estabelecido em seu partido, a retirada do grupo ronaldista/cassista, e a divisão da Paraíba em dois segmentos que, após doze anos, mantém renhida luta pelo controle do poder político do estado.

MaisPB 

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas