João Pessoa, 18 de julho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NÃO É PROIBIÇÃO

799 pontos de JP são ‘impróprios’ para realização de campanha eleitoral

Comentários: 0
publicado em 18/07/2012 às 08h11

A Secretaria de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) classificou 799 pontos da cidade de João Pessoa como impróprios para a realização de eventos políticos. Panfletagens e comícios devem ser evitados em localidades próximas a hospitais, templos religiosos, escolas públicas e em vias que servem de corredor para ônibus.

Hoje à tarde, representantes das sete candidaturas majoritárias na Capital voltarão a se reunir para tentar estabelecer um rodízio de áreas. Disputam a Prefeitura de João Pessoa, Antônio Radical (PSTU), Cícero Lucena (coligação ‘Por Amor a João Pessoa, Sempre’), Estelizabel Bezerra (‘Pra Seguir Em Frente’), José Maranhão (‘João Pessoa Mais Feliz’), Lourdes Sarmento (PCO), Luciano Cartaxo (‘Unidos Por João Pessoa’) e Renan Palmeira (Psol).

Os 799 pontos com restrições incluem: 437 templos religiosos, 172 escolas públicas estaduais, 138 escolas municipais e 16 hospitais. Em contrapartida, o mapeamento indica 15 pontos preferenciais para realização de eventos em bairros de localização estratégica que não comprometem a mobilidade urbana: Bessa, Castelo Branco, Centro, Torre I (Pç. São Gonçalo), Torre II (Av. Rui Barbosa), Cristo Redentor, Cruz das Armas, Mangabeira, Funcionários, Jaguaribe, Mandacaru, Oitizeiro, Bancários, Praia (Busto de Tamandaré) e Valentina.

O levantamento denominado “Dispositivo de Mobilidade Urbana Para as Eleições 2012”, elaborado pela Semob, foi entregue aos representantes jurídicos dos sete candidatos a prefeito da capital em audiência pública realizada na sede do Ministério Público da Paraíba, na última segunda-feira.

Não é proibição – O juiz da 76ª Zona Eleitoral responsável pela Propaganda de Rua, Eduardo José de Carvalho Soares, frisou que a lista com as áreas de restrições consiste em uma recomendação e não uma proibição.

“João Pessoa é uma cidade grande e populosa e, como tal, já apresenta dificuldades de mobilidade típicas. No mapeamento entregue, há pontos em vermelho demarcando locais em que não são aconselháveis realização de comícios e em azul estão os locais apropriados que podem ser requeridos”, explicou o juiz Eduardo de Carvalho, acrescentando que espera contar com o bom senso dos candidatos na hora de escolher os locais para eventos políticos.

Rotatividade – A reunião de hoje é para verificar a possibilidade de se promover um rodízio entre os candidatos para ocupação dos pontos recomendados. O rodízio foi uma propositura do deputado estadual licenciado Anísio Maia (PT), que integra a coordenação de campanha da coligação ‘Unidos Por João Pessoa’.

A ideia não foi bem aceita por todos. O advogado Marcelo Weick, da coligação ‘Pra Seguir Em Frente’, já se posicionou contrário ao rodízio e defende que os locais sejam ocupados por quem protocolar o requerimento primeiro. Para promover qualquer evento público, os candidatos precisam protocolar uma solicitação na 76ª Zona Eleitoral. Em caso de coincidência de data, horário e localização, a escolha será feita através de sorteio às 15h do dia em que for registrado o pedido.

A reunião buscará o consenso. “Iremos tentar compor entre eles um rodízio em toda a cidade”, ponderou o juiz Eduardo de Carvalho. O juiz e os representantes dos candidatos assinarão o Termo de Compromisso que põe fim às carreatas com trios elétricos na Capital.
 

Jornal Correio da Paraíba 

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas