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Fernando Ventura participa da ‘OfiSINa e Etecetera’ e fala sobre o sucesso do clipe ‘Miss Me’ na internet

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publicado em 18/07/2012 às 13h15

 Na manhã desta quarta-feira, 18, aconteceu em João Pessoa mais uma edição do projeto “OfiSINa e Etecetera”, que visa a qualificação e formação interna da agência de publicidade Sin Comunicação, em parceria com a empresa de comunicação digital I2 Inteligência. O encontro teve como convidado e palestrante o músico Fernando Ventura, cujo trabalho final do curso de Arte e Mídia na UFCG (Universidade Federal de Campina Grande) tornou-se um sucesso absoluto no Youtube, tendo sito visto por mais de 192 mil pessoas.

Ventura comentou sobre os números do seu trabalho e eles são muitos, a exceção é quando se fala em dinheiro. Com cartazes espalhados na universidade ele reuniu 75 voluntários. Foram 17 referências, 30 takes, 12 horas gravando e apenas R$ 800 de orçamento, maior parte gasto da fase de pós-produção. “Sou muito satisfeito com o que aconteceu. Eu era um moleque do interior da Bahia que tinha um sonho. Agora me vendi como músico e como diretor de arte e o trabalho teve uma repercussão que eu não imaginava. A coletividade do projeto ajudou no sucesso”, comemora.

Na ocasião, Ventura contou que faz parte de uma geração que cresceu assistindo videoclipes na MTV e, portanto, é um apaixonado pela arte de criar identidade visual para as canções. Por isso, gravar um videoclipe pareceu a ideia perfeita para resolver três problemas: realizar o seu trabalho de conclusão de curso na universidade, criar um vídeo para a música ‘Miss Me’ da sua banda ‘Grandphone Vancouver’ e ainda concorrer a uma indicação ao prêmio de Web Vídeo no VMB (Video Music Brasil), realizado em outubro pela MTV, mas cuja lista de concorrentes sai no próximo dia 20. E vem dando certo.

Em sua palestra, Ventura explicou todos os caminhos, obstáculos e números necessários para a realização do trabalho. A ideia surgiu quando ele notou que entre os 10 vídeos mais vistos no Youtube, em média sete eram de música. Ele percebeu ainda outro aspecto em relação a cena musical local. “Quando se fala em videoclipes no Brasil, poucos são feitos no Nordeste e na Paraíba muito menos, com algumas exceções, claro. Vi que o pessoal tinha muita preocupação apenas com a música, mas que se passasse a se preocupar com o audiovisual ganharia muito mais”. Ele ainda ressaltou que muitas bandas locais chegam a fazer clipes, mas vão buscar produção fora, mesmo tendo boas ideias.

Ele acredita que os vídeos tem um papel fundamental no novo modelo de indústria fonográfica que está se desenvolvendo agora. “A junção do áudio e do visual é muito forte. Por exemplo, o sucesso da Banda Uó, gostando ou não, não dá para ignorar a repercussão”.

Ventura conseguiu comprovar a máxima de Glauber Rocha, considerado o pai do cinema brasileiro, que para fazer um bom filme basta “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”.

Assessoria de Imprensa

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