João Pessoa, 27 de julho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NO CREA

Agricultores recebem instruções sobre uso de agrotóxicos

Comentários: 0
publicado em 27/07/2012 às 12h06

Conforme dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e das Nações Unidas, o Brasil é considerado o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Nas lavouras brasileiras são usados pelo menos 14 tipos de produtos químicos.

Dentro deste contexto e para minimizar os riscos a saúde do profissional que manipula ou aplica agrotóxicos e reduzir seus impacto no meio ambiente, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (CREA-PB) realiza no dia 1º de agosto, no auditório da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), o Seminário “Agrotóxicos e Saúde Humana”. O encontro que tem início às 9h é direcionado para profissionais da área, representantes de entidades governamentais e não governamentais e, principalmente, produtores rurais.
 

De acordo com a engenheira agrônoma e presidente do CREA-PB, Giucélia Figueiredo, ao longo dos últimos 50 anos, a agricultura brasileira tem feito cada vez mais uso indiscriminado de agrotóxicos, seja em atividades produtivas, seja no controle de endemias, causando graves problemas ambientais e pondo em risco a saúde humana. E, segundo ela, o Fórum Permanente de Ações Integradas de Agrotóxicos será um espaço aberto e permanente para discussões e reflexões sobre questões relacionadas aos impactos negativos do uso dos agrotóxicos. “Com esse fórum de debates queremos sensibilizar os órgãos públicos e em especial os setores produtivos, visando desenvolver ações permanentes de fiscalização e monitoramento para combater o uso abusivo de agrotóxicos na Paraíba”, comentou a agrônoma.
 

O presidente da Asplan, Murilo Paraíso, ressalta a importância do trabalho do CREA-PB, responsável pelo Seminário “Agrotóxicos e Saúde Humana”, para uma ação mais efetiva e de melhores resultados. “Esse seminário será importante, pois abordará uma temática que faz parte do dia a dia do produtor, orientando-o melhor como usar os produtos, evitando assim o uso inadequado dos produtos”, destaca o presidente, convidando os associados da Asplan a também prestigiarem o evento.
 

Assessoria

Leia Também