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AÇÃO DA SEDURB

Prefeitura de João Pessoa diz que população aprova retirada de placas

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publicado em 18/08/2012 às 09h46

 
A Prefeitura de João Pessoa encaminhou as redações matéria onde ilustra, com depoimentos de pessoenses, a defesa da população a ação de retirada de placas da cidade que está sendo desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano. No início da semana, a retirada de placas do Governo do Estado da cidade provocou mais um atrito entre a gestão municipal com a estadual, o assunto parou na Justiça que garantiu a PMJP a permanência da retirada de propagandas da Capital. As placas do Estado propagavam obras do Estado em João Pessoa.

Veja matéria da Secretaria de Comunicação de João Pessoa:

População aprova retirada de placas irregulares das ruas de João Pessoa

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) dá continuidade à ação de retirada de placas irregulares afixadas em locais públicos sem autorização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Nessa sexta-feira (17), equipes do órgão fiscalizaram os bairros de Jaguaribe, Cristo e Cruz das Armas. Ao todo, foram retiradas cinco placas afixadas ao longo da Avenida Cruz das Armas. O trabalho faz parte do Programa João Pessoa: Visual Limpo, para promover ações de conscientização e combate à poluição visual nas ruas.

Para Rafaela Carlos, que trabalha em Cruz das Armas, a retirada das placas proporcionará melhor visibilidade no local. “Elas prejudicam a visão de quem passa pela rua, complicam o trânsito e ainda deixam a cidade feia”, ressaltou. O comerciante Erisson Soares alertou para a segurança dos transeuntes. “Outro dia, choveu e a placa, por ser muito grande, não suportou e virou. Poderia ter colocado em risco a vida de alguém, sem necessidade”, contou.

José Augusto, também comerciante no bairro, disse que a utilização dessas placas nas ruas polui o visual. “Se tudo fosse feito da maneira correta, não haveria problemas. Mas muitas delas dificultam a visão”, disse ele.

Visual Limpo – O Programa João Pessoa: Visual Limpo foi lançado na última sexta-feira (10) e, desde então, já foram retiradas 30 placas, banners e plaquetas em postes, afixados de forma irregular nos bairros de João Pessoa. O material removido inclui placas de empresas privadas, governos federal e estadual e até mesmo da própria prefeitura. De acordo com o secretário da Sedurb, Inácio Machado, a ação está prevista no Artigo 188 do Código de Posturas Municipal, de 17 de agosto de 1995.

Galpão – As placas retiradas estão em um galpão da Sedurb e não sofreram danos. Os proprietários podem retirá-las e, se quiserem manter a publicidade em locais públicos da cidade, devem providenciar a autorização na secretaria, que também inclui o pagamento de uma taxa – apenas as placas governamentais são isentas de impostos, mas, mesmo assim, necessitam de autorização.

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