João Pessoa, 29 de agosto de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
LUTO

Ex-deputado Joacil de Brito Pereira morre aos 89 anos em João Pessoa

Comentários: 0
publicado em 29/08/2012 às 10h16

Morreu na manhã desta quarta-feira (29) em João Pessoa o ex-presidente da Academia Paraibana de Letras Joacil de Britto Pereira. Ele era escritor, político e jurista, foi secretário de várias pastas no Estado, deputado estadual e federal. Joacil estava internado desde o sábado (25) após sofrer um ataque cardíaco e morreu com múltipla falência de órgãos. O corpo será sepultado na Academia Paraibana de Letras, em João Pessoa, e o enterro acontece às 17h desta quarta-feira no cemitério Senhor da Boa Sentença, no bairro do Varadouro.

Joacil de Britto Pereira nasceu no dia 13 de fevereiro de 1923, em Caicó, no Rio Grande do Norte. Com nove anos de idade passou a morar em João Pessoa, capital paraibana, de onde não viria a sair mais. Estudou no Liceu Paraibano, onde fundou o Teatro do Estudante com outros colegas. Joacil era jornalista, historiador, biógrafo, memorialista e ensaísta. Tem mais de vinte livros publicados.

Entre as várias funções públicas exercidas, Joacil foi Secretário do Conselho Penitenciário, Relator de Anais e Debates da Assembléia Legislativa, Secretário de Governo e Chefe da Casa Civil, Secretário do Interior e Justiça e Secretário de Segurança. Foi por duas vezes deputado estadual e também por dois mandatos deputado federal.

O escritor também foi presidente do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, e presidente da Academia Paraibana de Letras por dez anos. Pertenceu ao Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica, à Associação Paraibana de Imprensa, à Academia Campinense de Letras, à Academia Brasileira de Ciências Morais e Políticas, da Academia Brasileira de Letras Jurídicas, da Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro. Sócio da Academia de Letras de Pernambuco. Pertenceu ao Conselho Estadual de Cultura. Sócio Honorário da Academia Paraibana de Filosofia e sócio de Honra da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras.

G1

Leia Também