João Pessoa, 03 de setembro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
PERIGOSO

Anvisa suspende cosmético com suspeita de ter formol

Comentários: 0
publicado em 03/09/2012 às 10h32

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a venda e o uso do cosmético Alinhamento Amarula, da empresa John Hair, com sede em Curitiba (PR), por suspeita de conter formol em sua composição.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (3), após denúncia de intoxicação grave pela aplicação do produto nos cabelos de uma pessoa em Minas Gerais. O cosmético pertence ao lote 01-01/10 e foi fabricado em agosto do ano passado.

Como o Alinhamento Amarula não estava registrado na Anvisa e a empresa John Hair também não tinha autorização de funcionamento, a agência decidiu proibir a fabricação, a distribuição, a divulgação, o comércio e o uso dos produtos da marca em todo o país.

Riscos do formol – O formol (também conhecido por formaldeído, formalina ou aldeído fórmico) é uma substância permitida na legislação de cosméticos apenas para conservar produtos ou como agente endurecedor de unhas. Em ambos os casos, é adicionado durante o processo de fabricação, ainda na indústria, e não depois de o conteúdo já estar pronto.

Desde 18 de junho de 2009, a venda de formol em alisantes de cabelos é proibida pela Anvisa. O uso indevido ocasiona diversos riscos à saúde, como irritação, coceira, queimadura, inchaço, descamação e vermelhidão do couro cabeludo; queda de cabelo; ardência e lacrimejamento dos olhos; falta de ar e tosse; dor de cabeça; e ardência e coceira no nariz. Isso tudo acontece em decorrência do vapor ou do contato direto com a pele.

Várias exposições podem causar também boca amarga, dor de barriga, enjoo, vômito, desmaio, feridas na boca, narinas e olhos, e câncer nas vias aéreas superiores (nariz, faringe, laringe, traqueia e brônquios), podendo levar à morte.

G1

Leia Também