João Pessoa, 20 de novembro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
FUNJOPE

Festival de Música Clássica estreia site em evento nesta sexta

Comentários: 0
publicado em 20/11/2014 às 10h54

Todo o conteúdo relativo ao II Festival Internacional de Música Clássica, em matéria de reportagens, galeria de fotos, vídeos, mapas, curiosidades e levantamento histórico dos locais dos concertos, a programação musical completa e biografias dos instrumentistas internacionais e locais convidados, estará disponível a partir desta sexta-feira (21), em site próprio.

O lançamento da página será feito num café da manhã para a imprensa e músicos participantes, nesta sexta-feira (21), às 9h, na Sala Linduarte Noronha da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), na Avenida Duque de Caxias, 352, Centro. No encontro, o diretor-executivo da Fundação, Maurício Burity, e o maestro titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP), Laércio Sinhorelli Diniz, aproveitarão para adiantar mais detalhes sobre o evento cultural que mobilizará a cidade durante sete dias consecutivos, de 30 de novembro a 6 de dezembro.

Navegando, o internauta viverá os preparativos de uma das maiores semanas dedicadas à música erudita do Brasil, com 20 solistas internacionais de primeira grandeza convidados. Para quem está dando os primeiros passos na arte – ou busca se aprimorar no instrumento – vai ficar a poucos cliques de se inscrever numa das 16 masterclasses gratuitas oferecidas de 1º a 5 de dezembro no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, contemplando intrumentos como violino, viola, fagote, contrabaixo, clarinete e piano. “A experiência do último festival foi tão positiva que neste ano ampliamos a oferta”, justifica Laércio Diniz.

Sucesso de público e crítica, o II Festival Internacional de Música Clássica vai ser aberto no próximo dia 30, contando com 22 concertos até 6 de dezembro nas centenárias igrejas do Varadouro, mais a Igreja Baptista e o Espaço Cultural. O destaque definitivo é a presença de Isaac Karabtchevsky, ex-maestro da Orquestra Sinfônica Brasileira e patrimônio da música erudita mundial.

Há 32 anos, Karabtchevsky regia o concerto de inauguração do Espaço Cultural José Lins do Rêgo, o mesmo complexo para onde o regente, quase octogenário, volta no concerto de desfecho da programação. “Esta segunda edição promete inserir João Pessoa em definitivo no mapa dos destinos dos apreciadores da música clássica. Para a cidade, mais uma vez o evento representa um ganho inestimável em termos de engrandecimento cultural e transmissão de conhecimento artístico”, ressalta Burity.

MaisPB com Assessoria

Leia Também