João Pessoa, 20 de novembro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
MUDANÇA

Ferrari confirma oficialmente saída de Fernando Alonso ao fim da temporada

Comentários: 0
publicado em 20/11/2014 às 11h36

O que já não era novidade, agora é oficial. A Ferrari confirmou nesta quinta-feira a saída de Fernando Alonso ao fim da temporada 2014, que termina neste fim de semana, com o GP de Abu Dhabi. O destino ainda não divulgado do espanhol é a McLaren.

Para seu lugar, a escuderia italiana trará o tetracampeão mundial Sebastian Vettel, anunciado também nesta quinta.

Em um comunicado no site oficial, a Ferrari divulgou que encerrou o vínculo com o piloto, que iria até o fim de 2016, por “comum acordo”. Na mensagem, o chefe do time, Marco Mattiacci, agradeceu os serviços prestados pelo piloto e destacou as duas vezes que Alonso esteve próximo de alcançar o cobiçado título, em 2010 e 2012, que acabou não vindo – ficando ambas as ocasiões com Vettel e sua RBR.

– No hall dos grandes pilotos da Ferrari, Fernando Alonso sempre ocupará um lugar especial. Oferecemos a ele nossos sinceros agradecimentos para o que tem sido uma aventura extraordinária com a Scuderia, quando nesses últimos cinco anos, ele esteve duas vezes muito perto de conquistar o campeonato mundial. Tenho certeza que um grande piloto como Fernando terá sempre o Cavalo Rampante em seu coração.

Espero também que os fãs da Ferrari também o valorizem em seus futuros empreendimentos – disse Mattiacci.

Bicampeão mundial pela Renault em 2005 e 2006, Alonso defendeu a Ferrari de 2010 a 2014. Nesse período, disputou 95 GPs, conquistando 11 vitórias, subindo 44 vezes ao pódio e somando 1186 pontos, alcançando o recorde de maior pontuador da Fórmula 1.

– Hoje não é um dia fácil para mim, porque mesmo que eu sempre olhe para o futuro com grande entusiasmo e determinação, no fim desta temporada, minha jornada como piloto da Ferrari vai chegar a um fim.

Foi uma decisão difícil de tomar, mas cuidadosamente considerada do início ao fim. Meu amor pela Ferrari foi sempre a consideração principal.

Sempre tive sorte suficiente para tomar minhas próprias decisões sobre meu futuro. Tenho essa possibilidade agora também. Devo agradecer à equipe por isso, que entendeu minha posição.

Apesar de Alonso demonstrar altíssimo nível de pilotagem, o sonho do título mundial com o macacão vermelho, no entanto, acabou fracassando. No entanto, suas exibições lhe deram o status de “melhor piloto da atualidade”, opinião compartilhada por diversos especialistas.

– Deixo a Scuderia Ferrari depois de cinco anos, durante o qual eu alcancei meu melhor nível profissional, encarando os principais desafios que me impulsionaram para encontrar novos limites.

Também provei ser um verdadeiro cara de equipe, colocando os interesses da Scuderia acima dos meus. Quando tive que tomar decisões importantes sobre meu futuro, tomei com a Ferrari em meu coração, guiados pelo meu amor pelo time.

Estou muito orgulhoso do que conseguimos juntos. Graças aos esforços dos homens e mulheres de Maranello, em três ocasiões ficamos em segundo lugar no mundial, dois deles lutando pela taça até a última etapa, estando em posição de título por diversas voltas.

Sem sombra de dúvidas, estes cinco anos produziram alguns dos melhores momentos de minha carreira e também sinto que, ao deixar a equipe, é a família, em vez dos amigos, que estou deixando para trás. Agora olho para o futuro com grande entusiasmo, sabendo que parte do meu coração vai sempre pertencer ao Cavalo Rampante. Quero agradecer a todos e a cada um da equipe pela confiança que demonstraram em mim – encerrou o espanhol.

G1

Leia Também