João Pessoa, 20 de novembro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
PERIGO

Nova fazenda na Holanda é atingida por gripe aviária

Comentários: 0
publicado em 20/11/2014 às 16h35

Uma segunda fazenda na Holanda foi atingida por um surto de gripe aviária, informou o governo nesta quinta-feira (20), levando ao abatimento de 43 mil frangos e extensão das restrições de comércio do líder mundial de exportações de ovos.

Uma proibição nacional sobre o transporte de todas as aves, ovos e produtos agrícolas relacionados de três dias foi prorrogada até domingo, disse um comunicado.
As medidas já causaram mais de 100 milhões de euros (US$ 125 milhões) em prejuízos para os agricultores, disse Gert-Jan Oplaat, presidente da associação dos criadores de aves. Grupos do setor dizem que a prorrogação poderia falir pequenos produtores.

Infecções também foram descobertas em fazendas na Alemanha e no Reino Unido.

A infecção anunciada nesta quinta-feira era do tipo H5, disse o governo, mas não ficou claro se era o vírus H5N8, variação altamente contagiosa descoberta na semana passada em uma fazenda a 20 km de distância.

Como no surto anterior, as autoridades impuseram uma zona de restrição de 10 km ao redor da fazenda em Ter Apel, no centro da Holanda, e estavam fazendo testes para o vírus em quatro fazendas próximas.

G1

Leia Também