João Pessoa, 22 de novembro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
AVALIAÇÃO

Cerca de 500 mil estudantes realizam Enade neste domingo em todo o país

Comentários: 0
publicado em 22/11/2014 às 10h21

Mais de 483.500 estudantes matriculados no último ano em cursos de graduação de 1.490 instituições de educação superior realizam neste domingo o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2014, que avalia o rendimento dos alunos em relação ao conteúdo programático dos cursos. A aferição é obrigatória para toda a rede federal e particular de educação superior e facultativa para as redes estaduais e municipais. As provas terão quatro horas de duração e começam às 13h (horário de Brasília).

As notas dos estudantes no teste são usadas para compor o índice do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que mede a qualidade dos cursos e rege a capacidade de funcionamento das instituições. Além do desempenho dos estudantes, também são avaliados a estrutura física da unidade de ensino e a qualidade do corpo docente.

Os estudantes que foram convocados e não realizarem o exame podem ser impedidos de colar grau e de receber o diploma. O estudante que deixar o local de provas antes de uma hora do início da aplicação estará impedido de assinar a lista de presença e será considerado ausente e também ficará em situação irregular. O participante terá permissão para deixar a sala com o caderno de questões somente três horas após o início do exame.

Além de participar da prova, os estudantes convocados devem preencher um questionário virtual na página do Enade, que ficará disponível até o início das provas. Aqueles que não responderem estarão em situação irregular e podem ser impedidos de colar grau e de receber o diploma, mesmo que façam o exame. O acesso é obtido pelo número do CPF, pelo nome do candidato ou pelo curso. A divulgação do boletim de desempenho dos participantes do exame está prevista para o segundo semestre do próximo ano.

Nesta edição do Enade será avaliado o desempenho de estudantes de bacharelado e licenciatura e do curso de tecnólogo que tenham expectativa de finalizar a graduação até julho de 2015. Também farão o exame estudantes de cursos superiores de tecnologia com expectativa de conclusão até dezembro próximo e os de cursos superiores de tecnologia que tiverem cumprido mais de 75% da carga horária mínima do currículo até o fim do período de inscrição.

Veja

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas