João Pessoa, 22 de novembro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
AVALIAÇÃO

Unimed-JP melhora nas quatro dimensões de qualidade, diz ANS

Comentários: 0
publicado em 22/11/2014 às 10h29

A Unimed João Pessoa melhorou nas quatro dimensões analisadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para definir o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2014, ano-base 2013. O resultado foi divulgado quarta-feira (19).

O resultado geral da Unimed JP passou de 0,70 para 0,75, numa escala que considera cinco faixas de valores e que a pontuação máxima é 1,00. A Unimed JP está entre as operadoras colocadas nas duas melhores faixas do IDSS, que são aquelas que alcançam pontuação de 0,60 a 0,79 e de 0,80 a 1,00.

O IDSS é utilizado pela ANS para medir a qualidade das operadoras de assistência médica e odontológica de todo o país. Na análise, são utilizadas quatro dimensões: Atenção à Saúde, Econômico-Financeira, Estrutura e Operação e Satisfação dos Beneficiários. O melhor desempenho da Unimed JP foi na Estrutura e Operação, com índice de 0,802, ficando na melhor faixa (veja abaixo como foi a evolução da Unimed JP em cada uma das dimensões).

O IDSS é um dos componentes do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar. De acordo com a ANS, o índice é um importante parâmetro para os consumidores avaliarem as operadoras com as quais mantêm contrato ou para decidirem qual plano escolher no momento de contratar esse tipo de serviço.

Pontos avaliados e resultados obtidos

Veja abaixo o que a ANS considera na avaliação de cada uma das quatro dimensões do IDSS:

– Atenção à saúde: avalia a qualidade da atenção, buscando analisar as ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada aos beneficiários. No IDSS 2013, ano base 2012, a pontuação da Unimed JP era 0,766; passou para 0,794, no IDSS 2014, ano-base 2013.

– Estrutura e operação: analisa as condições da oferta da rede de consultórios, hospitais, ambulatórios, laboratórios e centros de diagnósticos oferecidos pelas operadoras. Além disso, avalia o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS. O IDSS da Unimed JP passou de 0,739 para 0,802.

– Econômico-financeiro: acompanha o equilíbrio econômico-financeiro das operadoras sob o ponto de vista das condições de liquidez e solvência, avaliando a capacidade de manter-se em dia com as obrigações financeiras junto aos prestadores para o atendimento com qualidade de forma contínua. O IDSS da Unimed JP era 0,691 e aumentou para 0,706.

– Satisfação dos beneficiários: representa os resultados do índice de reclamações, da proporção de beneficiários com desistência no primeiro ano de contrato e mede a gravidade das infrações à legislação cometidas pela operadora. Nesse caso, o IDSS aumentou de 0,554 para 0,694.

MaisPB com assessoria

Leia Também