João Pessoa, 23 de maio de 2017 | --ºC / --ºC 02:06 - 2.3 | 08:13 - 0.3 | 14:26 - 2.4 | 20:38 - 0.2 Dólar 3,26 - Euro 3,65

ÚltimaHora

Administrador, pós-graduado em Planejamento Operativo, já atuou na administração pública federal, estadual e municipal. Ocupou por três mandatos o cargo de presidente do CRA-PB e de diretor do Conselho Federal de Administração. Desde 1993 exerce as funções de Diretor Executivo da AETC-JP. Contato: diretorexecutivoaetc@yahoo.com.br

Renovação da frota de ônibus em JP

Comentários:
publicado em 27/05/2013 às 09h05
A- A+

Na terça-feira, 28 de maio, entram em circulação mais trinta novos ônibus novos do sistema de transporte coletivo urbano da cidade de João Pessoa. Referimo-nos a veículos integrantes do Consórcio Unitrans, este formado pelas empresas Reunidas e Transnacional, que tem programados, já para este semestre – portanto até junho – a renovação de sua frota em um total de 44 ônibus, substituindo os mais usados por outros zero quilômetro.

A primeira parte destes 44 veículos, correspondendo a 30 deles, já vão ser apresentados, pois, amanhã, em ato comemorativo na Estação Cabo Branco com a presença do prefeito Luciano Cartaxo, às 9 horas, ficando esses veículos (óbvio) expostos no pátio para estacionamento de ônibus.

Por esse Brasil afora, particularmente em relação às capitais, são poucas, raras, mesmo, as cidades que cumprem programas de renovação de frota do transporte coletivo, como ocorre aqui em João Pessoa.

Neste recente final de semana, por vínculos familiares, tivemos a oportunidade de estar em Aracaju, capital sergipana, cuja tarifa do transporte coletivo é de R$ 2,45.
Bem no centro da capital sergipana e em sua área litorânea estivemos acompanhados (eu e minha esposa Ana) de nossa nora (Juliana), filho (Márcio) e neto (Mário Neto) e, por óbvio, ficamos a observar os vários ônibus do transporte coletivo do sistema de transporte coletivo de Aracaju, que muita se assemelha a João Pessoa, inclusive no quantitativo da frota.

Gente! Quando saíamos do Shopping Riomar, em face de nossa fixação em um dos ônibus que por ali passara, a nora Juliana foi logo falando: “Já sei! Tá observando o estado dos ônibus, não é, seu Mário?!”.

Ressalve-se, de logo, que a frota do transporte coletivo de Aracajú está em nível similar ao da grande maioria das capitais brasileiras. Lá está havendo um esforço para que se alcance uma idade média de 5 anos, como acontece em Curitiba. A idade média do sistema daqui de João Pessoa está nos 4 anos, devendo ser recalculada com a entrada desses novos 30 ônibus zero quilômetro, mais 14 que serão apresentados até junho e mais 15 durante o segundo semestre, estes pertencentes ao Consórcio Navegantes, constituído pelas empresas São Jorge, Mandacaruense, Marcos da Silva e Santa Maria, embora a respeito dos veículos da Marcos da Silva esteja havendo uma reavaliação quantitativa e de datas de apresentação.

Sem dúvida, por mais que algumas pessoas não queiram admitir, João Pessoa tem uma frota de ônibus bem melhor que a maioria das demais capitais brasileiras!

Leia Também