João Pessoa, 05 de novembro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
EDUCAÇÃO

Prefeitura entrega certificado para os alfabetizadores

Comentários: 0
publicado em 05/11/2012 às 15h10

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), irá realizar nesta terça-feira (6), às 19h, no Centro de Capacitação de Professores (Cecapro), na Avenida Beira Rio, o encerramento da etapa 2011 do Programa Brasil Alfabetizado. A abertura oficial do evento vai ser feita pelo secretário de Educação Luíz Sousa Júnior.

Ao todo, 95 alfabetizadores e 14 coordenadores vão receber o certificado que comprova a atuação no programa, ao longo desses últimos oito meses.
Nessa etapa, mais de dois mil alunos concluíram o curso de alfabetização e estão sendo encaminhados para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde continuarão os estudos na Rede Municipal de Ensino.

As aulas aconteceram de fevereiro a outubro deste ano, de segunda a quinta-feira, em escolas, associações, igrejas, hospitais, ONGs, Centro de Referência de Cidadania e assentamentos.
“Ver cada aluno sendo alfabetizado é uma vitória para nós. A Prefeitura está investindo na continuidade da escolaridade deles mobilizando as unidades de ensino do município para recebê-los na EJA”, acrescentou a coordenadora do programa, Maria do Rozário.

Na sua maioria com idade igual ou superior a 30 anos. O objetivo do programa é capacitar alfabetizadores e alfabetizar pessoas com 15 anos de idade ou mais.

Matrículas – Para a etapa 2012 o programa Brasil Alfabetizado está com as inscrições abertas até o mês de janeiro. A meta é atingir até 3.000 inscritos.

O cadastro pode ser feito de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Secretaria de Educação, localizada no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. As aulas estão previstas para ter início no dia 07 de fevereiro de 2013.

Programa – O Brasil Alfabetizado é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Prefeitura de João Pessoa. Para se tornar alfabetizador do Programa é necessário que o interessado possua no mínimo o certificado do ensino médio (magistério) ou esteja matriculado em algum curso superior na área educacional (licenciatura).

Todos os alfabetizadores terão uma carga horária de 10 horas semanais e receberão uma bolsa de R$ 400 por mês. Já os coordenadores de turma terão uma carga de 30 horas semanais e receberão bolsa mensal de R$ 600.

Para se tornar coordenador de turma é necessário que tenha licenciatura ou esteja cursando e comprove experiência em educação de jovens e adultos.
Mais informações na Coordenação do Programa ou pelo telefone 3214-4910.

Secom-JP
 

Leia Também