João Pessoa, 24 de novembro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
EM REGULARIZAÇÃO

Sindicato fundado por Caius Marcellus não está amparado por Carta Sindical

Comentários: 0
publicado em 24/11/2012 às 18h24

O atual presidente do Sindicato Estadual dos Advogados Paraibanos (Seap), o advogado Waldomiro Sobrinho, deu uma declaração no mínimo curiosa, durante entrevista na Rádio Miramar FM, na última quarta-feira (21). Em resposta a uma pergunta formulada pelo radialista Diego Lima, ele afirmou que o Seap não está, ainda, amparado pela Carta Sindical, ou seja, que a referida entidade ainda encontra-se em processo de regularização.

“O sindicato ainda não está amparado pela carta sindical, que é o documento de representação sindical. É um sindicato formado, mas, os atos dele só vão ser confirmados após a chegada da Carta Sindical, mas como a gente não tem tempo hábil de estabelecer dissídio pra falar sobre piso sindical, existe outra forma, um caminho alternativo que é através de uma mensagem do Executivo para o Legislativo”, comentou Waldomiro.

O curioso é que o Seap é conhecido entre os advogados paraibanos como o sindicato criado por Caius Marcellus, que é atual candidato a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB) pela “Chapa 2”. Segundo informações dos bastidores das eleições, o objetivo da criação da entidade seria para assegurar o emprego de assessor jurídico do mesmo na Unimed João Pessoa.

Destituído do cargo após a saída do ex-presidente da Unimed JP, Aucélio Gusmão, Caius Marcellus tenta na Justiça retornar às atividades naquela cooperativa médica amparadas pelas garantias atribuídas aos profissionais sindicalistas. A ação está em tramitação na 6ª Vara do Trabalho de João Pessoa e envolve uma indenização milionária.

Com um ano de fundação, nenhuma atividade em defesa do advogado e de seus filiados foi realizada pelo SEAP. A não ser a tentativa de garantir a estabilidade do próprio Caius no emprego de assessor jurídico da Unimed. O Sindicato, através do seu presidente, Waldomiro Sobrinho, ingressou como parte interessada no processo de Marcellus.

Em meio a toda essa controvérsia surge uma nova e grave acusação. Os integrantes do sindicato são, a exemplo do próprio presidente, Waldomiro Sobrinho, em sua maioria, integrantes de sociedade de advogados, portanto, advogados patrões e proprietários de escritórios de advocacia. Ou seja, o Seap, que deveria defender os interesses de uma categoria como um todo, estaria a serviço dos proprietários de escritório. Os advogados empregados estariam se mobilizando para acionar a Delegacia Regional do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho para apurar essas acusações. 

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas