João Pessoa, 28 de dezembro de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
SERVIÇO PRESTADO

Ricardo é homenageado por trade turístico e Fecomércio da PB

Comentários: 0
publicado em 28/12/2012 às 09h59

 Entidades empresariais e profissionais do trade turístico paraibano e a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado da Paraíba (Fecomércio) homenagearam o governador Ricardo Coutinho pelo apoio que o Governo do Estado tem dado à atividade turística na Paraíba. De acordo com representantes do trade, a construção do Centro de Convenções é uma das ações que merecem destaque. A solenidade ocorreu na noite dessa quinta-feira (27), no Centro de Turismo e Lazer Sesc Cabo Branco, em João Pessoa.

O governador Ricardo Coutinho revelou que a homenagem é um reconhecimento ao trabalho do Governo do Estado e dos parceiros no desenvolvimento da Paraíba. “Nós temos uma parceria com a Fecomércio, Sebrae, com a iniciativa privada, através do trade turístico, e queremos avançar e vamos avançar muito. Esse é o momento da Paraíba na área do turismo”, declarou. A primeira-dama do Estado, Pâmela Bório, e o secretário executivo de Turismo, Walter Aguiar, também prestigiaram o evento.

A confraternização reuniu dezenas de representantes das associações de hotéis, agências de viagens, bares e restaurantes, Convention Bureau de João Pessoa e de Campina Grande, e sindicatos das Agências de Viagens e dos Guias de Turismo.

Profissionalização – Ricardo afirmou que o Centro de Convenções de João Pessoa é um equipamento que vai mudar radicalmente a capacidade da cidade e do Estado de atrair grandes eventos de turismo, negócios e de lazer, aumentando assim a capacidade instalada da rede hoteleira. “Esse é um desafio de cada um de nós. A Paraíba tem muito a ganhar com o turismo, mas é preciso desenvolvê-lo com profissionalismo”.

O governador destacou que o diálogo é constante com o trade e que o Governo vem divulgando a Paraíba no exterior e em estados da Federação. Ricardo Coutinho reafirmou o compromisso da administração em colocar na agenda prioritária, junto com o trade, o desenvolvimento da indústria do turismo no Estado. “Esse é o caminho para tornar a Paraíba o melhor destino que o Nordeste possa ter na próxima década, a partir deste momento que estamos vivendo”. Ele citou ainda os investimentos na revitalização do Parque dos Dinossauros, em Sousa, com obras em execução.

Ricardo destacou a iniciativa da Fecomércio de construir o Centro de Turismo e Lazer Sesc Cabo Branco e de instalar a Câmara Empresarial de Turismo, na noite dessa quinta-feira, quando foi empossada como coordenadora do órgão a empresária Manuelina Hardman. “Essa contribuição que a Fecomércio dá ao instalar essa Câmara haverá de ser propositiva e positiva e, junto com o poder público, a Paraíba caminhará mais rápido na formulação de políticas públicas que descubram caminhos para a sustentabilidade da indústria turística”.

Destino Paraíba – Na avaliação do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Enrico FermiTorquato, a Paraíba vive um grande momento no segmento turístico e isso é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo poder público, iniciativa privada e Fecomércio. “O Governo do Estado está tendo a coragem de tirar a Paraíba de uma letargia e os resultados são visíveis em obras de infraestrutura. O governador tem conseguido colocar o Estado, o ‘produto Paraíba’ na vitrine do turismo nacional e isso é de grande importância”.

A empresária Manuelina Hardman, após assumir a Câmara Empresarial deTurismo, afirmou que a homenagem ao governador Ricardo Coutinho simboliza o reconhecimento do trade turístico paraibano por ter colocado o setor turístico como prioridade de governo. “O complexo de Lazer de Coqueirinho, o Binário de Jacumã, rodovias por todo Estado, a construção do Centro de Convenções, a inauguração do Centro de Artesanato de Tambaú, são obras estruturantes que beneficiam os paraibanos e as pessoas que nos visitam”, destacou.

O presidente da Fecomércio, Marconi Medeiros, destacou as parcerias com o Governo do Estado. “Eu tenho certeza que a Paraíba só tem a ganhar”, disse. Ele acrescentou que a homenagem é, antes de tudo, um agradecimento pelo que o Governo do Estado vem fazendo pelo crescimento do turismo na Paraíba, que é uma indústria geradora de empregos.

O vice-governador Rômulo Gouveia avaliou que o ano de 2012 foi muito positivo para o setor do turismo e a homenagem ao governador de fato é o reconhecimento do trade. O superintendente do Sebrae Paraíba, Júlio Rafael, afirmou que a Paraíba vive um bom momento e que o trade turístico tem tudo a comemorar. “A homenagem a Ricardo Coutinho é para comemorar o impulso que as políticas públicas têm dado ao setor”, reforçou. A presidente da PBTur, Ruth Avelino, disse que a homenagem do trade foi espontânea. “É um reconhecimento pelo trabalho”, comentou.

A presidente do Convention Bureau de João Pessoa, Elízia Lopes, disse que o Governo do Estado está aberto ao trade e que o setor tem crescido. O presidente da Federação da Microempresa da Paraíba, Antonio Gomes Lima, também destacou as mudanças no perfil turístico da Paraíba. “Conquistamos credibilidade”, comemorou.

Secom-PB

Leia Também