João Pessoa, 01 de dezembro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CULTURA

II Festival de Música Clássica da Capital reúne cinco mil pessoas na abertura

Comentários: 0
publicado em 01/12/2014 às 09h00

Expectativa, silêncio, olhos atentos, o espetáculo “Carmina Burana” foi de tirar o fôlego em cerca de 1h30 de muita emoção. Assim foi a abertura do II Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa, que teve início neste domingo (30), às 18h30, na Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rêgo. O concerto, aberto ao público, reuniu cerca cinco mil pessoas durante a abertura.

O público ficou encantado com as apresentações dos corais Vozes da Infância e Coro Em Canto e com os solistas de renome, Wladimyr Carvalho, Gabriella Pace e Paulo Mestre. O evento acontecerá até o próximo dia 06 de dezembro nas centenárias igrejas do Varadouro, na Igreja Baptista e no Espaço Cultural.

Nesta segunda-feira (1) acontecerão três apresentações do festival, no entanto, uma das mais aguardadas é com a pianista ucraniana Anna Fedorova, às 20h, na Igreja São Francisco, na Capital. A programação completa pode ser acessada através do site do evento: www.joaopessoa.pb.gov.br/musicaclassica2014.

O maestro e diretor artístico do festival, Laércio Sinhorelli Diniz, regeu a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, que apresentou, junto do Coro Em Canto e do Coral Vozes da Infância, um dos grandes hits da música clássica: a ópera Carmina Burana, do compositor alemão Carl Orff.

O prefeito Luciano Cartaxo ressaltou que o evento é uma forma de incentivo a cultura na Capital. “Esse festival veio para ficar e se consolidar no caléndário local. Além disso, é mais uma forma de estimular o turismo, pois um festival desse porte projeta ainda mais a cidade nos cenários nacional e internacional”, avaliou.

Cartaxo destacou ainda que “a Paraíba tem uma tradição muito forte na música erudita, por isso é importante fazer essa troca de experência. O festival é para todos e abre espaço para popularizar a música clássica. Tenho certeza que será um grande sucesso como foi no ano passado”, completou.

Para o diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Burity, “esta segunda edição promete inserir João Pessoa em definitivo no mapa dos destinos dos apreciadores da música clássica. Para a cidade, mais uma vez o evento representa um ganho inestimável em termos de engrandecimento cultural e transmissão de conhecimento artístico”, ressalta.

MaisPB com Secom-PMJP

Leia Também