João Pessoa, 02 de dezembro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
2015/2016

Umberto Porto será eleito presidente do TCE nesta quarta

Comentários: 0
publicado em 02/12/2014 às 15h30

O conselheiro Umberto Silveira Porto deve ser eleito presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) na abertura da sessão plenária desta quarta-feira (3). Os novos dirigentes para o biênio 2015/2016 também serão escolhidos.

Porto vai suceder o atual presidente Fábio Nogueira, a partir de 9 de janeiro, em respeito ao princípio do rodízio tradicionalmente obedecido quando da escolha de nomes para o comando da Corte.

O conselheiro Arthur Cunha Lima pode ir para a Vice-Presidência do TCE. As demais escolhas deverão recair sobre os conselheiros Fábio Nogueira (presidente da 1ª Câmara Deliberativa), Arnóbio Viana (2ª Câmara), Nominando Diniz (Ouvidoria), Fernando Catão (Corregedoria) e André Carlo Torres Pontes (Escola de Contas do Tribunal).

Depois disso, a sessão prosseguirá com o julgamento de processos relacionados, entre outros, a seis contas oriundas de Prefeituras e quatro de Câmaras Municipais.

O TCE verificará as contas dos atuais prefeitos de Natuba (José Lins da Silva Filho, exercício de 2011) e Zabelê (Íris de Céu Sousa Henrique, 2012). Também, as dos ex-prefeitos de Tavares (José Severiano de Paulo Bezerra da Silva), Pitimbu (José Rômulo Carneiro de Albuquerque Neto), Taperoá (Deoclécio Moura Filho) e São Miguel de Taipu (Marcilene Sales Costa), todas correspondentes ao exercício de 2012.

As Câmaras de Vereadores com prestação anual de contas na pauta do Tribunal são as de Coxixola (2013), Itapororoca, Patos e São José de Princesa (contas de 2012, nos três últimos casos. Ainda irão a julgamento as contas dos Encargos Gerais do Estado (exercício de 2009) e da Rádio Tabajara – Superintendência de Radiodifusão (2008).

As Secretarias de Estado da Saúde e de Comunicação Institucional têm, na mesma pauta, processos de Verificação de Cumprimento de decisões relacionadas à exigência de informações relativas à movimentação financeira da conta corrente nº 5555-7 do Banco do Brasil (no primeiro caso) e de gastos com publicidade (no segundo). Ambos os processos estão sob a relatoria do conselheiro Nominando Diniz.

As sessões plenárias do TCE ocorrem às quartas-feiras, a partir das 9 horas, com acesso público permitido e transmissão ao vivo pela Internet (www.portal.tce.pb.gov.br).

MaisPB com Assessoria

Leia Também