João Pessoa, 29 de janeiro de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ARTE

Exposição de Sidney Azevedo no Hall da Energisa acontece durante o mês de fevereiro

Comentários: 0
publicado em 29/01/2013 às 11h23

A edição de fevereiro do projeto Arte na Empresa apresenta a série de pinturas a óleo Pinups Tout Fruits, produzida em 2012, pelo artista plástico paraibano Sidney Azevedo. Os trabalhos são resultado da fusão de duas linguagens, a fotografia e a pintura, que antes de coexistirem, tornaram-se algozes uma da outra.

Muito se especulou e se escreveu sobre o fim da pintura com o advento da fotografia. De fato, durante o século XX, a pintura foi suplantada pelo novo meio, mas o tempo pôde consolidar a fotografia como uma linguagem autônoma e livre de comparações com as outras.

“Para mim, a fotografia é como a pintura: uma forma de ver e representar o mundo objetivo e subjetivo. Por isso utilizo a imagem fotográfica, da qual me aproprio e manipulo como modelo para o exercício pictórico prazeroso. Sem sofrimento ou crise existencial. Esta pintura é filha dos meios técnicos de hoje, que vêm se desenvolvendo ao longo do tempo, desde a prensa, da gravura, da fotografia, até a imagem digital, virtual, voltando a ser pintura novamente, como a serpente mordendo a própria cauda”, argumenta o artista sobre as origens do seu trabalho.

A incursão pela arte para Sidney começou ainda na infância, em casa, onde toda família gostava de desenhar, dos pais aos irmãos. Do avô paterno o artista trouxe o gosto pelo artesanato, e, com ele, aprendeu a fabricar os próprios brinquedos, muitas vezes mais lúdicos do que funcionais. Outra fonte de conhecimento, ainda na infância, foram os passeios pelo centro antigo de João Pessoa com o avô e o gosto por livros de arte.

Das histórias de antigas civilizações, veio o fascínio pelos temas mágicos e eróticos, que constituíram a base de movimentos artísticos como a pop arte, o surrealismo, a psicodelia, tão identificados com as pinturas do artista. “Acredito que a prática da arte e o exercício da filosofia podem transformar o mundo, a vida, numa perspectiva mais humana e cósmica”, conclui Sidney.
 

Formado em artes visuais pela UFPB, onde atualmente cursa mestrado em história da arte, crítica e processos de criação, Sidney Azevedo trabalha como arte-educador e professor efetivo da rede municipal de ensino de João Pessoa na Paraíba.

Contato do artista: 8882 7239 (Sidney Azevedo)
 

Serviço:

Projeto Arte na Empresa

Sidney Azevedo

Hall de Exposições Energisa – BR 230, km 25, Cristo Redentor – João Pessoa/PB

Quando: de 1 a 28 de fevereiro, de segunda à sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Entrada gratuita

Leia Também