João Pessoa, 14 de março de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
TURISMO

Porto de Cabedelo vai receber navios de cruzeiro em março de 2014

Comentários: 0
publicado em 14/03/2013 às 09h34

A Companhia Docas da Paraíba e a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) receberam do diretor da operadora Brazilian Cruizes Representation (BCR), Milton Sanches, nesta quarta-feira (13), a confirmação de que o porto de Cabedelo vai receber mais cinco atracamentos de navios de cruzeiro em março de 2014. Inicialmente, a escala de atracamento do transatlântico estava agendada para 29 de novembro a 23 de dezembro (seis embarques e desembarques de cruzeiristas paraibanos).

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, disse que a vinda de navios transatlânticos para a Paraíba é resultado do trabalho conjunto com a Companhia Docas e o trade. “Desde a primeira reunião com a BCR, em São Paulo, estamos criando condições para inserir nosso porto na rota dos cruzeiros nacionais. O Governo do Estado, por meio da Companhia Docas, não vai cobrar taxas de atracação junto à BCR. Também estamos comprometidos em viabilizar a instalação do terminal de passageiros no porto. Nosso objetivo é o de facilitar as negociações futuras e diminuir a burocracia”, explicou.

O diretor da BCR, Milton Sanches, esteve no dia 27 de fevereiro em Cabedelo definindo as datas de atracamentos com os presidentes da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Jácome, da PBTur, Ruth Avelino, e representantes do trade. Na ocasião, Sanches informou que havia a possibilidade do porto paraibano aumentar o número de embarques e desembarques de cruzeiristas. “Vai depender das articulações que serão feitas entre a iniciativa privada e o poder público no sentido de ampliar as ofertas para os turistas e cruzeiristas”, explicou na ocasião.

Navio – O navio escalado pela BCR para atracar em Cabedelo é o Louis Aura. O transatlântico tem capacidade para transportar mais de 700 passageiros e possui uma tripulação de 337 pessoas. O calado é de 6,70m e tem o comprimento de 160,13 por 22,80 de largura. O presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Jácome, explicou que Cabedelo tem totais condições de receber navios maiores. “Temos trabalhado no sentido de dotar nosso equipamento de todas as condições físicas e estruturais para receber navios de grande porte. Não tenho dúvidas de que brevemente outros navios estarão atracando em nosso porto”, afirmou.

O diretor da BCR, Milton Sanches, informou que está aguardando informações da ‘Praticagem’ do porto para anunciar as datas e horários de embarques e desembarques. “Vejo boa vontade e decisão em fazer o melhor para atrair os cruzeiros para Cabedelo”, afirmou.

Secom-PB

Leia Também