João Pessoa, 08 de dezembro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
PROCISSÃO

Semob define plano de trânsito e transporte para o cortejo de Iemanjá

Comentários: 0
publicado em 08/12/2014 às 09h28

 A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa já definiu o plano de trânsito e transporte que vai ser executado na Procissão de Iemanjá que vai ser realizada nesta segunda-feira (8), saindo do bairro Cruz das Armas indo até o Busto de Tamandaré, em Tambaú.

Para garantir segurança aos participantes, condutores de veículos, pedestres e dar fluidez ao trânsito, a Semob vai disponibilizar seis motociclistas e uma viatura com quatro agentes de mobilidade. O efetivo irá acompanhar todo o trajeto do cortejo, promovido pela Federação dos Cultos Africanos da Paraíba, em homenagem à Iemanjá, para os católicos Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Trajeto – O cortejo está previsto para sair às 16h da Rua Dr. João Soares da Costa, seguindo pela Avenida Cruz das Armas, Rua Francisco Manoel, avenidas Vasco da Gama, Américo Falcão, João Machado, Maximiano Figueiredo e Epitácio Pessoa e, finalmente, por volta das 19h, chegar ao Busto de Tamandaré, na orla de Tambaú.

Bloqueios – Para reduzir os transtornos causados ao trânsito durante o percurso, os agentes da Semob vão bloquear o tráfego transversal à passagem do cortejo apenas quando os fiéis estiverem bem próximos dos cruzamentos, sendo o fluxo de veículos liberado logo após a passagem da procissão. Apenas parte da via (meia pista) será isolada para o cortejo, ficando a outra parte para o tráfego de veículos, que deverão circular em velocidade moderada ao se aproximarem dos devotos. Agentes da Semob vão acompanhar o cortejo com motos e carros.

Busto de Tamandaré – O final da Avenida Epitácio Pessoa encontro com a Rua Antonio Lira (Banco do Brasil) será bloqueado para o tráfego de veículos, a partir das 18h, para a chegada da procissão ao Busto de Tamandaré, onde os religiosos entregam oferendas à Iemanjá. O acesso a Tambaú vai ser pela Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, já o acesso ao Cabo Branco será feito pela Rua Antonio Lira.

Procissões católicas – Os católicos também vão receber apoio das equipes da Semob nas procissões que serão realizadas pelas paróquias do Varadouro, Bancários e bairro São José.

A partir das 16h, sairá do Santuário da Imaculada Conceição, no Varadouro, uma procissão indo em direção à Central de Polícia, depois retornando ao Santuário, na Rua São Miguel. Nos Bancários, o cortejo será na Avenida Flamboyant, por trás do Shopping Sul, com saída às 16h30 indo à Praça da Paz. No bairro São José, a partir das 19h, sairá um cortejo seguindo pela Avenida Rui Carneiro, Rua Paulino Pinto, Avenida Epitácio Pessoa, até o Busto de Tamandaré.

Ônibus – A Divisão de Ônibus (Dion) da Semob solicitou às empresas reforço nas linhas 507 – Cabo Branco; 510 – Tambaú; Circulares 1500 e 5100 para atender à demanda dos usuários que irão ao Busto de Tamandaré acompanhar as comemorações à Iemanjá.

MaisPB com Assessoria

Leia Também