João Pessoa, 21 de março de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
INTERNET

Twitter comemora 7 anos e 200 milhões de usuários

Comentários: 0
publicado em 21/03/2013 às 10h50

O Twitter publicou um vídeo nesta quinta-feira comemorando seu aniversário de sete anos. Em um post no seu blog oficial, o site anunciou ter mais de 200 milhões de usuários ativos por mês. Em números, o Twitter ainda está longe de outros sites populares, como o Facebook e o YouTube, ambos ostentando 1 bilhão de usuários. O número de 200 milhões inclusive já tinha sido divulgado no final do ano passado.

"Conforme nós crescemos, o Twitter se tornou uma praça global, como um lugar para ouvir as últimas notícias, trocar ideias e conectar-se com outras pessoas em tempo real", diz a postagem do Twitter.

Sem cifras maiores, o Twitter celebra os usuários. No vídeo, o microblog destaca episódios marcantes como o pouso de um avião no rio Hudson, postado com uma foto em 2009, e grandes eventes esportivos, como a Copa de 2010 e os Jogos Olímpicos de 2012.

O Twitter foi criado em março de 2006 por Jack Dorsey, e lançado em julho do mesmo ano. O serviço era inspirado na comunicação via SMS, desde o tamanho das mensagens – 140 bytes, 140 caracteres – até o projeto inicial, de postagens com um código antes do texto. Formato que ganhou popularidade nas siglas de textos reencaminhados, os retweets (RT) e nas mensagens diretadas (DM).

O ponto alto da popularidade do Twitter se deu em 2007, quando o aumento durante o encontro South by Southwest Interactive (SXSWi) levou a uma alta de 20 mil para 60 mil posts por dia.

Hoje o Twitter tem 400 milhões de mensagens circulando em sua plataforma por dia.

No Brasil, País que eventualmente emplaca trending topics (TTs, ou tópicos mais comentados) no ranking global da ferramenta, dominado pelo inglês, o Twitter tem um escritório próprio, em atividade desde o final do ano passado, com foco na mobilização comercial. O escritório brasileiro é o terceiro no mundo fora dos Estados Unidos.

Terra

Leia Também