João Pessoa, 26 de janeiro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Por paz no trânsito

Comentários: 0
publicado em 26/01/2015 às 18h00

Na solenidade de abertura do “Dia Municipal pela Paz no Trânsito”, realizada sábado no Parque Solon de Lucena (Lagoa), o superintendente da Semob/JP (Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana), Roberto Pinto, cumprimentou o vereador Bruno Farias (atualmente licenciado da CMJP para exercer, como assim vem fazendo, a titularidade da Secretaria de Turismo de João Pessoa) pela feliz iniciativa que teve relativamente à  lei que fixou essa data, 24 de janeiro, para campanhas de advertências e de ações preventivas a fim de que o trânsito pessoense, a cada dia, mais se humanize.

Acostando-nos ao superintendente da Semob/JP nesses cumprimentos ao vereador Bruno Farias, não podemos deixar de também homenagear a própria Semob/JP pela competente efetivação das atividades que promoveu sábado passado, desde a Lagoa até ao Busto de Tamandaré, passando pelo Largo da Gameleira, marcando o “Dia Municipal pela Paz no Trânsito”.

Não é fácil a missão de um órgão de trânsito, como a da Semob/JP. É mesmo complexa e geralmente incompreendida. Como dito por Roberto Pinto na referida solenidade de sábado recente, “Quando multa os que descumprem as regras do trânsito, logo dizem que só quer multar para arrecadar E quando não multa, dizem que o órgão é omisso”.

Mas, nem tudo gera incompreensão. Por exemplo, tem recebido o aplauso dos pessoenses a implantação recente das novas faixas exclusivas para ônibus, agora na avenida Epitácio Pessoa. A receptividade tem sido tal que tem saído da própria população sugestões no sentido de que essas faixas da Epitácio Pessoa sejam ampliadas de modo a alcançarem toda a plenitude dessa importante artéria da capital paraibana.

E quando uma medida como essa é implantada, reflete favoravelmente, também, para a “paz no trânsito”, porquanto priorizar o transporte coletivo significa melhor instrumentalizar a cidade para uma mais eficiente mobilidade urbana e a eficiente mobilidade urbana – repetimos – favorece a “paz no trânsito”.

A iniciativa do vereador Bruno Farias com o projeto de lei, agora lei, do “Dia Municipal pela Paz no trânsito” tão importante foi e é, que, o que só falta, e sobre isto nos referiremos em outra oportunidade, é a indicação no sentido de que as respectivas campanhas não se limitem à própria data, 24 de janeiro. Minimamente que se desenvolva por toda uma semana!

Leia Também