João Pessoa, 12 de dezembro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NO RIO DE JANEIRO

Deputada Federal Cristiane Brasil é eleita Presidente Nacional do PTB

Comentários: 0
publicado em 12/12/2014 às 12h08

Em clima de profunda emoção e de homenagens a Roberto Jefferson, a deputada federal eleita Cristiane Brasil (RJ) foi aclamada como a nova presidente nacional do Partido Trabalhista Brasileiro. Em reunião nesta quinta-feira (11/12/2014), em um hotel na cidade do Rio de Janeiro, Cristiane conseguiu a unanimidade dos 400 votos dos convencionais do Diretório Nacional.

Participaram do evento o agora ex-presidente Benito Gama; o secretário-geral e presidente do PTB de São Paulo, deputado estadual Campos Machado; o líder do PTB na Câmara dos Deputados, Jovair Arantes (GO); o presidente da Fundação PTB, Chico Galindo; os secretários Norberto Martins (primeiro-secretário), Honésio Ferreira (Comunicação) e Luiz Francisco Correa Barbosa (Jurídico) e o primeiro-tesoureiro, Luiz Rondon; o presidente nacional da Juventude do PTB, Adriano Stefanni; o senador Mozarildo Cavalcanti (RR) e presidentes estaduais do PTB, deputados federais e estaduais e dirigentes e lideranças do partido de todo o país.

“Ninguém é obrigado a combinar nada, mas é obrigado a cumprir. Os acordos que foram firmados aqui hoje para que nosso partido seja um só coração, um só corpo, serão cumprimos amanhã e a cada dia dos próximos quatro anos. Se eu tenho um valor herdado do Roberto Jefferson é ter palavra. Podem contar comigo como uma andarilha construtora de partido como ele é e para defender os ideais trabalhistas que herdamos de legado”, afirmou Cristiane Brasil, em seu primeiro pronunciamento oficial como presidente nacional do PTB. “Aqui hoje temos 400 presidentes e cada um de vocês poderia estar aqui, no meu lugar. Muito obrigada pela confiança que cada um de vocês deposita em mim.”

Em seu discurso, Cristiane agradeceu a Benito Gama pela dedicação e o trabalho desenvolvido por ele nos últimos dois anos à frente do partido, e destacou aos petebistas a importância de lembrarem o papel e o legado construído também por lideranças históricas, como Getúlio e Ivete Vargas, respectivamente fundador e ex-presidente do PTB após a refundação, além de homenagear seu pai, o ex-presidente Roberto Jefferson.

“Ele é um homem de partido, é o nosso grande líder, e a ele eu presto esta homenagem. Pai, só aceitei o desafio de sucedê-lo porque você me inspira. Te admiro muito pela sua grandeza, seu desprendimento, pela sua generosidade a cada um de nós, e por acreditar que iremos pegar esse bastão e fazer com que esse partido continue crescendo”, disse a nova presidente, ovacionada de pé pelos convencionais.

Benito Gama agradeceu o respaldo que recebeu durante o seu mandato como presidente do PTB, homenageou e ressaltou a liderança e a lealdade de Roberto Jefferson dentro do partido e no cenário político, e desejou boa sorte a Cristiane Brasil. “Cristiane, você vai ver que todas as pessoas querem ajudar, querem fazer a construção do partido. Nessa convivência você vai ver a força que é esse partido”, disse. “Você vai ver o orgulho que há em sentar em uma cadeira onde sentaram Getúlio Vargas e Roberto Jefferson”, concluiu.

O secretário-geral do PTB, Campos Machado, chamou a eleição de Cristiane Brasil como uma oportunidade “dupla” de fazer história e justiça. De acordo com Campos, primeiro em função da história de Roberto Jefferson, e segundo pela capacidade de luta e determinação de Cristiane. “É hora de entregar a uma mulher essa responsabilidade. E não venham me dizer que as mulheres não têm capacidade. Têm muito mais do que nós”, disse o secretário, que classificou a eleição de Cristiane como uma prova de conquista a uma mulher de valor, honrada, digna. “Seja feliz, minha presidente”, concluiu Campos.

Pronunciamentos

Benito Gama: “Hoje estamos na reunião do Diretório Nacional de um grande partido que tem uma grande história, um belo presente e vamos fazê-lo cada vez maior. Quero hoje aqui dizer que este é um partido muito grande, do tamanho do nosso presidente Roberto Jefferson e do tamanho do nosso Brasil. (…) Vamos lutar e viva o PTB”.

Wilson Santiago, ex-senador e presidente do PTB da Paraíba: “Tenho certeza que juntos teremos condições de construir um grande PTB. A nossa Presidente Cris tem a grande responsabilidade de ajudar o PTB, o povo brasileiro, e fazer com que este país vá para a frente”.

Campos Machado: “Quem não tem orgulho em defender um homem como Roberto Jefferson? Quem não tem orgulho em defender um injustiçado?”.

Jovair Arantes (GO), líder do PTB na Câmara dos Deputados: “Tenho certeza, Cristiane, que você vai honrar o nome do partido. (…) Ao Roberto nós só temos boas lembranças”.

Marcus Vinícius, deputado estadual e presidente do PTB do Rio de Janeiro: “Eu e a Cris começamos a nossa carreira política e soubemos sempre convergir na divergência. Essa é a grande beleza do partido. Você, Cris, vai ser uma grande presidente”.

José Geraldo, deputado estadual e presidente do PTB do Tocantins: “Conte comigo, Cristiane. Vamos juntos, porque muita coisa boa o PTB ainda vai fazer neste país”.

Anderson Xavier, presidente de Mobilização Nacional do PTB: “Se você não tivesse o apoio de todos estes que estão aqui, Cristiane, você não estaria sentada nesta cadeira. No mais, acho que só falta uma coisa, o abraço do seu pai. Mas você vai receber, com certeza. Viva o PTB e que possamos, num futuro próximo, ter um candidato do PTB que defenda nossas bandeiras”.

Dilzon Melo, deputado estadual e presidente do PTB de Minas Gerais: “O PTB de Minas se sente orgulhoso de estar aqui não num momento de transição, mas num momento de conciliação. (…) O PTB não é um apêndice de quem quer que seja e que queiram fazer dele um balcão de negócios. O PTB não é para comerciantes. Roberto Jefferson está aí como vítima e herói desse processo. O PTB tem que ficar fora desse processo. Não temos lugar para quem quer vangloriar a si próprio, mas de quem quer fazer um partido. Cristiane, nós, juntos, vamos construir um PTB melhor”.

Elói Guimarães, ex-vereador de Porto Alegre (RS): “Cris, tu que agora vai nos conduzir, tu que é uma Anita Garibaldi, uma Bibiana, de Tempo e o Vento do Rio Grande. Tu tem os seus talentos, mas também se faz neste ato um resgate que não poderíamos fazer diferente ao Roberto Jefferson. Jamais poderíamos aceitar uma solução que não fosse esta”.

Eros Biondini, deputado federal por Minas Gerais: “Quero dizer que olho com olhar de esperança a partir do clima e da energia que esta convenção nos trás, para o futuro do PTB. (…)Hoje posso reafirmar que ter toma do a decisão de ir para o PTB foi uma das decisões políticas mais acertadas da minha vida. Para aquilo que estiver ao meu alcance, o PTB pode contar com este deputado”.

Jonival Lucas, prefeito de Sapeaçu e presidente do PTB da Bahia: “Fico contente que Roberto Jefferson nos presenteia com que quem preparou para representar o PTB”.

Mozarildo Cavalcanti, senador e presidente do PTB de Roraima: “O Benito enfrentou bem a divergência, comandou bem o partido, que ficou unido de Norte a Sul. Tenho certeza que a Cristiane vai comandar bem o partido para que não seja apêndice de ninguém. (…) E quero dizer a vocês que tenho muita fé que se a política no país está mudando deve-se ao gesto corajoso de Roberto Jefferson naquele momento”.

Aloísio Classmann, deputado estadual pelo Rio Grande do Sul: “Acreditamos em Cristiane Brasil, que pode contar com o Rio Grande do Sul para mais essa caminhada”.

MaisPB com Assessoria

Leia Também