João Pessoa, 11 de maio de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
HOMENAGEM

Cássio recebe “Título de Cidadão Pessoense” das mãos de sua mãe

Comentários: 0
publicado em 11/05/2013 às 08h45

“O filho de Campina Grande agora também é filho de João Pessoa!” Foi assim que o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Durval Ferreira (PP), anunciou a homenagem prestada ao senador Cássio Cunha Lima (PSDB), que recebeu o “Título de Cidadão Pessoense” na tarde desta sexta-feira (10). O autor da propositura foi o vereador Raoni Mendes (PDT), resgatando proposta do ex-vereador Josauro Paulo Neto.

O plenário, as galerias e os corredores da CMJP ficaram lotados: “É uma declaração de amor da nossa Capital a você”, evidenciou o vereador Raoni Mendes, classificando ainda a homenagem como justa e merecida. Na ocasião, também foi feita a entrega da “Medalha Cidade de João Pessoa”, a mais alta comenda do Legislativo municipal. A honraria havia sido concedida a Cássio Cunha Lima em 1999, através de propositura do vereador Marcos Vinícius (PSDB) e dos ex-vereadores Tavinho Santos, Potengi Lucena e João Gonçalves.

O vereador Luiz Flávio (PSDB), que representou os autores da propositura durante a entrega da “Medalha Cidade de João Pessoa”, elencou projetos e ações do senador durante toda sua vida pública. Segundo o vereador, a trajetória de Cássio “é marcada pela coerência e pela coragem, assegurando melhores condições de vida para a população paraibana”.

A solenidade foi prestigiada por familiares do senador, pela maior parte dos vereadores da Casa Napoleão Laureano e por outras autoridades, como o senador Cícero Lucena (PSDB), o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), os deputados federais Ruy Carneiro (PSDB) e Efraim Filho (DEM), o deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, Edmilson Soares (PEN), bem como representantes do governador Ricardo Coutinho (PSB) e do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), que não puderam comparecer à sessão solene.

“Maior expoente da política paraibana da contemporaneidade”

Durante o pronunciamento para justificar a honraria, que foi aprovada por unanimidade em votação na CMJP, o vereador Raoni Mendes disse que a concessão do título ao senador Cássio Cunha Lima nada tinha de extraordinária: “Estamos, tão somente, corrigindo o tremendo equívoco que é Cássio ainda não ser cidadão pessoense, e aproximando ainda mais o coração de João Pessoa do maior expoente da política paraibana da contemporaneidade”.

Raoni ainda classificou como um verdadeiro sacerdócio a dedicação de Cássio Cunha Lima às causas públicas. “É domínio público o esforço e a satisfação que Cássio sempre demonstrou ao planejar e executar as obras, os concursos públicos e os programas sociais à frente do governo do Estado. São de encher os olhos as oportunidades de desenvolvimento criadas por suas intervenções políticas e direcionadas pela sua capacidade administrativa”, salientou.

O presidente da CMJP, vereador Durval Ferreira, também lembrou a atenção dada pelo atual senador à Capital paraibana: “Ele já é considerado há muito tempo cidadão de João Pessoa, por tudo o que fez e tem feito por nossa cidade”, destacou.

Dupla cidadania

O senador Cássio Cunha Lima lembrou as palavras de seu pai, durante o discurso de agradecimento na CMJP, e explicou: “O poeta Ronaldo Cunha Lima costumava dizer que há duas formas de ser cidadão de uma terra: por nascimento ou por titulação. Numa, você não escolhe; na outra, é escolhido. É nessa situação de escolhido que hoje estou aqui”.

Ele também evidenciou que, nos dois casos, coube à sua mãe, Glória Cunha Lima, dar-lhe a cidadania: “Vejam só, recebo este Título de Cidadão Pessoense das mãos de minha própria mãe, que agora me dá dupla cidadania”, comentou.

Cássio esclareceu que já se considerava cidadão da Capital e agradeceu “a titulação que meu coração já detinha, mas que os representantes do povo pessoense agora me outorgam”. Ele falou de sua relação com João Pessoa: “Aqui, vivi, investi, conquistei, perdi, renasci, descobri, criei e aprendi… Esta não é apenas a Capital deste Estado maravilhoso. João Pessoa é a terra hospitaleira por excelência, é a mãe acolhedora de todos nós”, elogiou. Durante o pronunciamento, o senador Cássio Cunha Lima foi ovacionado de pé por todas as pessoas presentes.

Durante a solenidade, o vereador Benilton Lucena (PT) também leu uma resolução da CMJP anunciando a aprovação, esta semana, da “Comenda Poeta Ronaldo Cunha Lima”, que será conferida a personalidades que tenham se destacado no exercício de suas atividades. O documento foi entregue a Glória Cunha Lima pelo vereador Marco Antônio (MD).

História política do homenageado

Cássio Rodrigues da Cunha Lima nasceu em 5 de abril de 1963, na cidade de Campina Grande-PB, filho de Glória Cunha Lima e do ex-governador e poeta paraibano Ronaldo Cunha Lima. Iniciou sua trajetória política como representante dos estudantes secundaristas na luta pela anistia, formando-se, posteriormente, em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e atuando como diretor do Centro Acadêmico de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e presidente do Centro Acadêmico de Direito Sobral Pinto, da UEPB.

Em 1986, o homenageado foi eleito deputado federal constituinte, sendo considerado, na ocasião, um dos deputados mais jovens do Brasil, com 23 anos. Foi mais uma vez representante paraibano na Câmara dos Deputados em 1994.

Cássio Cunha Lima também foi prefeito de Campina Grande por três mandatos, sendo eleito nos anos de 1988, 1996 e 2000. Em 2002, foi eleito governador da Paraíba, repetindo o feito em 2006.

Eleito com mais de um milhão de votos no ano de 2010 para o Senado da República, Cássio Cunha Lima foi considerado, no ano passado, um político em ascensão no Congresso Nacional pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), que acompanha a atuação parlamentar dos congressistas brasileiros.

Assessoria da CMJP

Leia Também