João Pessoa, 13 de dezembro de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
FIC 2014

Oficinas são realizadas em municípios da PB a partir de segunda

Comentários:
publicado em 13/12/2014 às 12h01

A Secretaria de Estado da Cultura realiza entre os dias 15 e 20 de dezembro oficinas formativas em 36 municípios paraibanos para apresentar os três editais do Fundo de Incentivo à Cultura – Lei Augusto dos Anjos 2014, lançados no último dia 3, em Campina Grande, pelo governador Ricardo Coutinho; pelo secretário de Cultura, Chico César; e pelo presidente executivo do FIC, Pedro Santos. As atividades são abertas ao público e voltadas principalmente para artistas, produtores e gestores culturais que estão interessados em inscrever projetos nos editais.

Em cada oficina, com duração média de quatro horas, será apresentada uma cartilha com explicações de como proceder em relação ao preenchimento dos formulários, materiais necessários para a inscrição e dicas para a elaboração de projetos. Além disso, ao final, terá um momento para que os participantes da atividade tirem dúvidas.

A proposta dessa ação é descentralizar a divulgação dos editais e ampliar a inclusão de produtores do interior do Estado, por isso foram criadas, pela comissão do FIC Augusto dos Anjos, três equipes compostas por servidores da Secult e órgãos vinculados que irão passar por doze municípios, realizar uma oficina em cada cidade, durante os seis dias de viagem. Todos os funcionários participaram de um nivelamento, no qual foram repassados os principais aspectos dos editais.

“Em 2012, apenas doze municípios receberam as oficinas formativas, demonstrando que as ações ainda estavam concentradas nos grandes centros. Esse ano, pela primeira vez, incluímos os pequenos municípios no processo de formação em relação aos editais do FIC Augusto dos Anjos. Neles também pulsa a cultura viva paraibana", comentou Pedro Santos.

FIC 2014

Foi lançado um conjunto de três editais de seleção pública, que juntos somam um valor de R$ 7 milhões: o FIC tradicional, a novidade que é o edital de Microprojetos de Circulação, e o Linduarte Noronha. As inscrições estão abertas desde o dia 5 de dezembro, e duram até 24 de janeiro de 2015. A previsão é que o resultado final seja divulgado em meados de março de 2015 com a seleção de 423 projetos no total. Os editais e a fichas de inscrição estão disponíveis no site do Governo do Estado.

Leia Também