João Pessoa, 19 de julho de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CERTEZA

Vital diz que assinatura da ordem de serviço do último lote da transposição será hoje

Comentários: 0
publicado em 19/07/2013 às 11h19

O Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), presidente da Comissão Especial Externa de Acompanhamento das Obras de Transposição de Águas do Rio São Francisco – CTESFRANCISCO afirmou que a assinatura da Ordem de Serviço – OS da Meta 3L, que corresponde ao último lote dos trechos licitados da transposição, deverá ocorrer ainda hoje. A declaração foi dada agora pela manhã, à assessoria de imprensa do Ministério da Integração Nacional, onde Vital manteve contato com técnicos do órgão.

Vital foi ao Ministério para se certificar de que as obras na Meta 3L não iriam atrasar e recebeu a garantia dos técnicos de que a OS ficará pronta para assinatura ainda hoje. Segundo ele, com a assinatura as obras serão retomadas na próxima semana. “As obras serão retomadas a partir de Monteiro, conforme entendimento na Audiência Pública que realizamos lá, com a presença do Ministro Fernando Bezerra”, lembrou.

Ele disse que o Ministério da Integração optou por fazer a assinatura protocolar, no próprio gabinete do Ministro – e não no canteiro de obras, em Monteiro – para dar maior celeridade à retomada das obras. “A Meta 3L corresponde ao último lote que estavam com as obras ainda paradas. Com a assinatura e consequente retomada das obras, todos os lotes passam a ter gente trabalhando”, disse o Senador paraibano.

Vital lembrou que técnicos do Ministério da Integração já vistoriaram os eixos Norte e Leste, começando pela região polarizada pela cidade de Serra Talhada, em Pernambuco, e depois na região de Monteiro, para certificar a expedição da ordem de serviço. “Com a retomada, teremos todos os trechos da transposição com obras em pleno andamento, com mais de 6.900 homens trabalhando”, afirmou.

O Senador explicou que, nesta nova fase da transposição de águas do São Francisco, o Ministério da Integração Nacional adotou uma nova nomenclatura para os trechos da obra. “A Meta 3L coresponde ao terceiro lote, ou terceira meta, do Eixo Leste. Temos, ainda, a primeira e a segunda metas do eixo leste e mais três metas do eixo norte”.

Recuperação de Açudes – Vital lembrou que, recentemente, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – Dnocs abriu licitação para a elaboração dos projetos de recuperação dos açudes que receberão as águas da Transposição do São Francisco. Segundo Vital, um passo importante para a consolidação do projeto de transposição.

“Com a licitação o governo inicia a etapa da recuperação dos açudes que vão receber as águas do São Francisco. É um passo importante, considerando que, na Paraíba, por exemplo, até agora o Governo do Estado nada fez para recuperação dos mananciais e preparação para receber estas águas”, afirmou Vital do Rêgo.

Os investimentos somam R$ 23.201.064,64. Da Paraíba, serão beneficiados os açudes Epitácio Pessoa e Poções no Eixo Leste e Engenheiro Ávidos, São Gonçalo e Sistema Coremas-Mãe D’Água no Eixo Norte; além de mais dois que foram incluídos no edital: Acauã e Lagoa do Arroz.

Assessoria

Leia Também